Camaquã
17°C
Camaquã
17°C
Economia

Governo Federal anuncia a construção de quatro novas escolas para o município de Estrela no Vale do Taquari

Município pleiteou o recurso após enchentes que causaram danos na região
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (09), o Governo Federal através do Ministério da Educação confirmou a construção de quatro novas escolas de educação infantil para o município de Estrela, no Vale do Taquari. O anúncio foi realizado pelos Ministros Paulo Pimenta (Secom) e Camilo Santana (Educação) em ato no Palácio do Planalto ao lado do prefeito de Estrela, Elmar Schneider. Os recursos atendem pedido do município em função das enchentes no Vale do Taquari.

Conforme o governo, serão R$ 20 milhões de investimentos e 914 vagas para educação infantil e fundamental:

“Este é mais um compromisso do Governo Lula com o Vale do Taquari do Rio Grande do Sul. As novas escolas de educação infantil fazem parte do nosso trabalho de reconstrução e garantem a educação de qualidade para muitas crianças e jovens que sofreram com a enchente. O governo Lula esteve presente desde o início e vamos continuar trabalhando sem parar na ajuda aos gaúchos”, ressaltou o Ministro Paulo Pimenta.

Das quatro novas escolas que serão construídas em Estrela, três são EMEI e uma é EMEF. No total serão ofertadas 914 novas vagas nas novas escolas.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, fez questão de vir até o Palácio do Planalto agradecer a atenção concedida pelo Governo Lula para o município:

“Quero agradecer ao Ministro gaúcho Paulo Pimenta, ao Ministro Camilo Santana e ao FNDE por todo o esforço do Governo Federal neste grande investimento que está sendo realizado no município de Estrela. Fiz questão de vir pessoalmente aqui em Brasília agradecer.  Estamos realmente muito felizes com as novas escolas para o nosso município”, destacou o prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

Devido às fortes chuvas, pelo menos sete escolas da rede municipal de Estrela sofreram danos estruturais, além da perda de móveis, de computadores e de materiais pedagógicos. Algumas unidades tiveram, inclusive, que fechar as portas e remanejar as aulas para outros locais até que o problema fosse solucionado.

Municípios gaúchos contemplados para a construção de escolas

Os municípios gaúchos de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela e Lajeado já tiveram projetos aprovados com a liberação de recursos para a construção de escolas.

O Governo Federal deve anunciar nas próximas semanas anúncios de novas escolas nos municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.

Tags: Vale do Taquari