Search
[adsforwp-group id="156022"]
Auxílio Reconstrução

Governo Federal confirma prorrogação de prazo para cadastro no Auxílio Reconstrução

Com a prorrogação, a solicitação poderá ser enviada até 12 de julho. O estado possui 444 municípios em situação de calamidade reconhecida pela União, o que permite a concessão do benefício de R$ 5,1 mil.
A pedido da Famurs Governo federal confirma prorrogação de prazo para cadastro no Auxílio Reconstrução. Foto: Guilherme Pedrotti
A pedido da Famurs Governo federal confirma prorrogação de prazo para cadastro no Auxílio Reconstrução. Foto: Guilherme Pedrotti
O governo federal prorrogou por mais 17 dias o prazo para que os municípios gaúchos afetados pela enchente no mês de maio cadastrem famílias que possam ser beneficiadas com o Auxílio Reconstrução.
O prazo para que as cidades solicitassem o benefício aos afetados terminaria às 17h desta terça-feira (25). Mas, atendendo a solicitação da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que pedia a prorrogação por, pelo menos, mais 10 dias, o ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou a prorrogação.
Ao todo, 444 municípios têm a situação de calamidade reconhecida pela União, o que permite a concessão do auxílio de R$ 5,1 mil. Entretanto, 166 municípios ainda não fizeram a solicitação do benefício às famílias atingidas. A partir desta terça-feira(25/06), os municípios poderão enviar as solicitações até o dia 12 de julho.

Entenda

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), através do presidente e prefeito do município de Barra do Rio azul, Marcelo Arruda, oficializou nesta segunda-feira (24/06) solicitação ao Governo Federal, com vistas a reportar o prazo para que as prefeituras realizem o cadastro da população no Auxílio Reconstrução.

A data limite para realização do cadastramento por parte dos municípios se encerra na próxima terça-feira, amanhã, dia 25 de junho. E, conforme Arruda, a Federação segue reforçando individualmente junto a cada município e nas redes sociais da entidade a necessidade do cadastramento, bem como o lembrete de data final para que não percam o prazo, caso se encaixem nos requisitos exigidos.
No entanto, há um número de municípios que ainda não realizaram o cadastro. Dessa forma, o presidente da Famurs, solicitou uma prorrogação de 10 dias corridos no prazo de cadastramento. Assim, é possível que os municípios possam revisar os dados, identificar com exatidão as famílias atingidas, corrigir divergências dos sistemas ou erros, e garantir que todos os cidadãos gaúchos tenham acesso ao Auxílio Reconstrução.
O Líder Municipalista Marcelo Arruda, também enfatiza que está na expectativa do apoio do Ministro- Chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em prol do atendimento da solicitação.

Tags: Auxílio reconstrução, enchentes, Famurs