O governo federal disponibilizou 37 ministérios para atendimento a municípios do Rio Grande do Sul. A caravana federativa acontece entre hoje e amanhã na Fiergs em Porto Alegre.
A Rádio Acústica FM está no local apurando as demandas de representantes da Costa Doce e ouvindo a intenção do governo federal. Foi constatado parlamentares de Mariana Pimentel e Camaquã em busca de soluções junto aos ministérios. A ação acontece mediante parceria entre governo federal e a Famurs.
Entre as presenças confirmadas, estão o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Além da presença de quase totalidade dos 38 ministérios do governo federal, os bancos públicos Caixa, Banco do Brasil e BNDES estarão participando. Com isso, o acesso das prefeituras a programas e linhas de financiamento, por meio de um atendimento personalizado, é facilitado.
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, um exemplo é a linha Crédito Solidário anunciada pelo BNDES no valor de R$1 bilhão para micro, pequenas, médias e grandes empresas afetadas pelas enchentes no RS. O decreto está prestes a ser publicado e contará com subvenção e garantia com recursos do governo federal.