Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Mesmo com diversas desavenças e discordâncias com a Rede Globo, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou consideravelmente os
gastos públicos com publicidades na emissora neste ano eleitoral. Bolsonaro tem utilizado o espaço no canal para divulgar obras e programas
realizados durante sua gestão.
Conforme dados da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, houve um aumento de 75% nos gastos públicos
com a emissora entre janeiro e junho deste ano, se comparado com o mesmo
período no ano passado. Entre 1º de janeiro e 21 de junho de 2021, a Globo
recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de
televisão veiculados a nível regional e nacional. Já neste ano, no mesmo
período, foram R$ 11,4 milhões.
Neste ano, o governo federal tem
priorizado propagandas institucionais, ou seja, que mostrem os feitos
relevantes da gestão Bolsonaro. Enquanto em 2021, neste período, foi comprado
espaço na Globo para 46 inserções publicitárias de categoria “utilidade
pública” e apenas dez para publicidade institucional, neste ano já foram
72 publicidades institucionais e apenas duas de utilidade pública.
Pela primeira vez no governo Bolsonaro, a
Rede Globo volta a receber mais dinheiro do que as outras emissoras, como
ocorria em outras gestões. Enquanto a maior emissora do país recebeu, de verbas
públicas neste ano, R$ 11.456.991,10,
a Record aparece em segundo lugar com R$ 9.853.922,27. Logo após vem SBT
(R$ 8.428.474,93), Band (R$ 2.402.730,01) e RedeTV (R$ 1.001.790,90).
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