O Governo Federal assinou nesta quarta-feira (25) o contrato de autorização para obras de duplicação na BR-116 em Cristal. O investimento do Ministério dos Transportes atinge R$ 134,9 milhões com a Construtora Pelotense, no lote 6, no prazo de 36 meses.
Conforme o anúncio realizado através de live com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, gerenciada por Paulo Pimenta e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a implantação do novo segmento vai beneficiar diretamente 12 municípios da região Sul do Estado.
A licitação de homologação para o lote 6 ocorreu no dia 09/10/2023 e a assinatura do contrato nesta quarta (25). Neste ano já foram entregues 15 km de duplicação em Camaquã. Da extensão de 26 km, apenas os lotes 3 e 4 entre Sentinela do Sul e Camaquã e Sentinela do Sul a Tapes, estão 100% concluídos. Exceto o lote 6, os demais estão em andamento.
Conforme a reportagem da emissora, presente em Brasília, segundo o ministro dos transportes Renan Filho, a intenção é finalizar a rodovia BR-116, BR-153, BR-290, BR-386, BR-392 com investimento acima de R$ 1,5 bilhão: “hoje soltamos quatro obras, dois contratos de manutenção de alta performance e investimento privado na rodovia Leonel Brizola”, afirma.
Confira Márcia Paravizi, direto de Brasília, no programa Redação Acústica:
Durante o encontro ainda foram autorizados as seguintes obras:
- Contrato de reabilitação da ponte Fandango na BR-153/RS (Cachoeira do Sul);
- Ordem de serviço para restauração da BR-290/392/RS (São Gabriel – Caçapava do Sul – Santa Maria);
- Ordem de serviço de duplicação da BR-386/RS (Soledade – Fontoura Xavier) – Concessão ViaSul.
Também participaram do evento, senadores, deputados federais e prefeitos/as dos municípios de Santa Maria, São Sepé, São Gabriel, Caçapava do Sul, Soledade, Fontoura Xavier, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, Cachoeira do Sul, Cristal e Camaquã.
Confira a transmissão da reunião: