O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, busca recurso de R$ 200 milhões, do Fundo Nacional da Aviação, junto ao Governo Federal, para a construção da pista do novo aeroporto no município. O complexo aeronáutico AeroCITI, também inclui uma fábrica de aeronaves Diamond Aircraft DA62 e dos helicópteros Leonardo, visa revitalizar o setor aeronáutico no Rio Grande do Sul e impulsionar a economia local.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O AeroCITI representa um investimento total estimado em R$ 3 bilhões, distribuídos ao longo das fases subsequentes do projeto. A expectativa é que o complexo gere cerca de 1.500 empregos, contribuindo significativamente para a geração de renda e o desenvolvimento da região.
Além de fortalecer a indústria aeronáutica, o novo aeroporto em Guaíba surge como uma alternativa estratégica ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A localização privilegiada e a infraestrutura moderna do AeroCITI promovendo uma interação inteligente e colaborativa com a sociedade local e com os players globais. O projeto tem na sua essência o conceito de Smart City, reinventando a experiência urbana através da integração da aviação, tecnologia, mobilidade e sustentabilidade, criando um ambiente propício para o progresso contínuo.
O Aero Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI) é um complexo industrial-aeronáutico com infraestrutura aeroportuária, concebido sob o conceito de “Aerotrópole Sustentável”, que sediará fábrica de aeronaves, hub de inovação, núcleo de combustível sustentável, centros de logística, de manutenção, de formação e abastecimento de combustível, FBO, instalações industriais e serviços de apoio.
O AeroCITI terá área total de 500 hectares e integração multimodal com Aeroporto, conexão fluvial e Rodovia, oferecendo áreas de expansão para indústria, centros de logística, formação e manutenção como alternativa para realocação de capacidade produtiva ou de operações no Brasil.
O projeto prevê infraestrutura de:
- Aeroporto executivo e de cargas
- Pista de 1.850 metros
- Hub de inovação e P&D
- Fábrica de aeronaves
- Parque industrial e logístico
- Desenvolvimento de engenharia
- Centro de formação
- Áreas administrativas e de convivência
- Conexão fluvial
- Heliporto
- Vertiporto
- Hangares e pátios
- Hotel de trânsito
- Restaurantes
- Museu aeronáutico
- Serviços correlatos
A construção da pista do aeroporto é o primeiro passo para a concretização do AeroCITI, um projeto que promete colocar o Rio Grande do Sul no mapa da indústria aeronáutica mundial. Em entrevista, Voltaire Santos, diretor adjunto da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Thiago Braga, diretor de relações institucionais da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e o prefeito de Guaíba Marcelo Maranata, falaram que a expectativa é que o complexo atraia investimentos estrangeiros, impulsione a inovação tecnológica e fortaleça a economia local.