Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo Federal reconhece estado de emergência em Cristal

img_14688_foto_1.jpg

O município de Cristal teve seu pedido de situação de emergência reconhecido pelo Governo Federal. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (05) pela prefeita do município, Fábia Richter, durante entrevista ao programa Primeira Hora.

No dia 09 de janeiro, a prefeitura de Cristal publicou um decreto de estado de emergência, em decorrência do baixo volume de chuvas nos últimos meses. Conforme o texto, nos meses de novembro e dezembro, a chuva ficou abaixo de um terço do esperado para o período.

O Governo do Estado já havia homologado no dia 29 de janeiro o Estado de Emergência no município, e publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Estado. Já o reconhecimento por parte do Governo Federal ocorreu na última sexta-feira (02), pelo Ministério da Integração Nacional. O município ainda aguarda a publicação da portaria no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer entre esta terça e quarta-feira.

Conforme o secretário municipal de Planejamento e coordenador da Defesa Civil do município, Sandro Luis Dias, com o reconhecimento por parte do Governo Federal, o município fica habilitado a cadastrar algumas ações no sistema da Defesa Civil: “Isso nos possibilita a captarmos recursos para atender parte das demandas e beneficiar as pessoas atingidas pelas estiagem, como a aquisição de cestas básicas, serviços de perfuração de poços, aquisição de combustíveis, construção de redes de abastecimento de água, entre outros”, detalha Dias.

O coordenador da Defesa Civil de Cristal ainda destaca que o próximo passo é bastante técnico: “Nosso trabalho deve ser bastante minucioso. Nós estamos fazendo os planos de resposta e plano de trabalho, para cadastrar no Sistema de Monitoramento de Desastres (S2ID). Os recursos são destinados através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destaca Dias. “Não temos garantias, mas temos agora um caminho”, finaliza.

Para amenizar os efeitos da estiagem, a prefeitura realiza a distribuição de água potável às localidades do interior com o uso de bolsões, acoplados em caminhões caçambas, que servem como caminhões-pipa. O equipamento transporta quatro mil litros de água e foi fornecido pela Defesa Civil Regional, e já está sendo utilizado há cerca de 20 dias.

Confira a entrevista na íntegra: