A direção do Grêmio está muito próxima de fechar um acordo decisivo com a Globo. O clube largou na frente e, após uma negociação forte nas últimas semanas, está concluindo o acerto para receber as cotas de TV de 2019 com um fluxo de caixa muito semelhante ao de 2018.
Esta notícia é muito importante, porque, a partir de janeiro, os clubes vão receber as cotas de TV da seguinte maneira: 40% do valor total dividido igualmente entre os 20 participantes da Série A do Brasileirão, 30% por exibição (quanto mais jogos nas TVs aberta e fechada e pay per view vendidos, maior a fatia) e 30% pela performance na competição (o campeão vai receber a maior quantia).
A questão é que apenas os 40% serão pagos mensalmente. O restante depende do desempenho de cada equipe, e o pagamento ficaria para dezembro de 2019.
O Grêmio, em conjunto com a Globo, acertou uma fórmula diferenciada dos 60% restantes, em parcelas mensais, mantendo praticamente o mesmo fluxo de caixa deste ano. Para isso, o clube deverá receber na frente alguns valores, e caso não consiga atingir a performance equivalente ao que foi pago, a quantia será descontada.
Desta maneira, com pagamentos mensais, o planejamento poderá ser realizado com uma eficiência maior. A cota de TV do Grêmio em 2018 é de R$ 60 milhões. Para o ano que vem, o valor pode subir um pouco, dependendo da colocação final no campeonato e do número de partidas exibidas.
Esta mesma negociação poderá ser realizada também com outros clubes.