Em um jogo repleto de emoções e alternativas, Grêmio e Fluminense empataram pelo placar de 2 a 2 em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Grêmio foi superior os 90 minutos, mas os donos da casa souberam aproveitar as oportunidades. Elano abriu o marcador para o Grêmio no início da segunda etapa. O Fluminense virou para 2 a 1 em menos de 10 minutos, mas o Tricolor não se entregou e buscou o empate no finalzinho com Zé Roberto. O atacante Marcelo Moreno ainda acabou expulso de campo pelo árbitro Sandro Meira Ricci.
PRIMEIRO TEMPO:
O começo de jogo do Grêmio foi surpreendente. Nos primeiros 10 minutos, já tinha criado três grandes chances para abrir o marcador.
A primeira delas foi aos 6 minutos, em um lance despretensioso pela esquerda. Anderson Pico fez o cruzamento, a bola passou por todo mundo, bateu na grama, enganou Cavalieri e foi parar no travessão. Que lance!
Dois minutos depois, Fernando fez um passe perfeito para Elano, na intermediária. Ele ganhou do marcador, avançou com a bola dominada e chutou colocado, buscando o canto esquerdo de Cavalieri que se es ticou para mandar à escanteio.
Na cobrança do corner, a bola passou por todo mundo e caiu no peito de Marco Antonio. Ele dominou e mandou colocado, procurando o ângulo esquerdo. A bola passou raspando o travessão! Começo fulminante!
O Fluminense chegou pela primeira vez apenas aos 19 minutos e nem levou tanto perigo assim: Carlinhos pegou sobra na intermediária, pela esquerda e tentou surpreender, mas a bola passou desviada, à esquerda de Marcelo Grohe.
A resposta do Grêmio foi imediata, no lance seguinte: Pará desceu pela direita e fez o passe para Leandro, atrás da zaga. Ele invadiu a área, driblou o marcador e ficou na cara de Cavalieri, que saiu para fechar o ângulo. Leandro tirou do goleiro mandando para o meio da área, mas a defesa chegou antes de Kleber e afastou. Marco Antonio pegou a sobra e mandou por cima! O melhor lance da partida!
O Fluminense criou duas boas oportunidade aos 29 e aos 31: na primeira, Wagner tentou surpreender Grohe mandando por cobertura, mas o goleiro gremista fez a defesa. No lance seguinte, Rafael Sobis arriscou de fora da área e Marcelo Grohe espalmou na bola de segurança.
O Grêmio voltou à carga aos 35 minutos: Zé Roberto ganhou da defesa e fez o passe para Anderson Pico, na esquerda. Ele cortou o marcador pra dentro e chutou de perna direita. Cavalieri defendeu firme, no centro do gol.
Os donos da casa esboçaram uma reação no final dos primeiros 45 minutos. Conseguiram ficar com a posse de bola e ronda a área gremista.
Aos 45, após cobrança de escanteio da esquerda, Fred ganhou no alto, mas cabeceou no meio da meta, onde estava Marcelo Grohe.
Foi o último lance do primeiro tempo. O Grêmio foi melhor, só faltou marcar o gol.
SEGUNDO TEMPO:
O Tricolor voltou para etapa final sem modificações. O Fluminense, por sua vez, colocou Thiago Neves no lugar de Wagner.
No primeiro lance do segundo tempo, logo aos 3 minutos, o Grêmio desperdiçou a melhor chance do jogo até então: após cobrança de escanteio de Elano da esquerda, a bola passou por todo mundo e caiu no peito de Gilberto Silva. Sem qurer, ele acabou ajeitando para Werley, na pequena área. Ele chutou forte, mas mandou por sobre o travessão de Cavalieri! Incrível!
Depois de tanto criar, finalmente o Grêmio colocou justiça no marcador aos 9 minutos: a jogada começou com Zé Roberto sendo lançado atrás da zaga. Ele ficaria na cara de Cavalieri, mas foi derrubado por Gum exatamente na linha da grande área. O árbitro marcou falta! Na cobrança, Elano manteve a calma e a categoria colocando por baixo da barreira, no canto direito! Golaço!
Grêmio 1 a 0!
Mas não deu nem tempo para o Grêmio curtir a vantagem no marcador: quatro minutos depois, após cobrança de escanteio da esquerda, Thiago Neves desviou de cabeça e Digão mandou para as redes.
Empate do Fluminense.
Empurrado pela torcida, os donos da casa fora pra cima: aos 17 minutos, Rafael Sobis arriscou da intermediária e acabou surpreendendo Marcelo Grohe. A bola tomou efeito, encobriu o goleiro gremista e morreu nas redes. Um golaço.
Fluminense 2 a 1.
Imediatamente, Luxemburgo mudou o Grêmio em duas posições: entraram Marcelo Moreno e Marquinhos, nos lugares de Leandro e Fernando, respectivamente.
Aos 20 minutos, quando completava apenas um minuto em campo, Marcelo Moreno acabou recebendo cartão vermelho do árbitro Sandro Meira Ricci. O atacante gremista teria atingido Rafael Sobis fora do lance da bola e foi expulso direto.
Em apenas 10 minutos, o Grêmio viveu uma reversão de expectativas impressionante.
Aos 26, Luxemburgo colocou Léo Gago no lugar de Elano.
Aos 28, o Fluminense perdeu a chance de fazer o terceiro. Depois de tocar a bola, Fred foi lançado livre, atrás da zaga. Ele invadiu sozinho pela esquerda, mas chutou por cima, na saída de Marcelo Grohe.
O Grêmio voltou a levar perigo aos 32 minutos: Anderson Pico recebeu na esquerda, adiantou e soltou uma bomba. A bola passou rente ao ângulo esquerdo de Cavalieri.
Aos poucos, com raça e dedicação, o Grêmio foi deixando pra trás o momento negativo e passou a mostrar força outra vez.
Aos 40 minutos, Kleber sofreu falta na intermediária, muito longe. Ainda assim, Léo Gago ajeitou para bater e soltou uma bomba, como já havia feito contra o Botafogo. Diego Cavalieri fez a defesa parcial, dando rebote. Werley dividiu na cabeça, a bola encobriu Digão e caiu para Marquinhos, que ajeitou para Zé Roberto. Ele chutou de primeira, no canto esquerdo, sem chances para Cavalieri!
Empate na raça! 2 a 2!
Com vantagem numérica em campo, o Fluminense foi pra cima em busca do terceiro gol, mas o Grêmio soube se segurar e ainda criou uma oportunidade aos 46 minutos com Léo Gago chutando de muito longe. Foi o último lance.
O Tricolor volta a campo no sábado, no Olímpico, para enfrentar o Coritiba.
Placar: Fluminense 2 X 2 Grêmio
Local: Rio de Janeiro
Data: 17.out.2012
Gols: Nº 7 – Elano, Nº 10 – Zé Roberto
Assista aos gols da partida:
Escalação Grêmio | |
---|---|
Nº 1 – Marcelo Grohe | |
Nº 31 – Pará | |
Nº 34 – Werley | |
Nº 3 – Gilberto Silva | |
Nº 29 – Anderson Pico |
|
Nº 17 – Fernando | |
Nº 11 – Marco Antonio | |
Nº 7 – Elano | |
Nº 10 – Zé Roberto | |
Nº 30 – Kleber | |
Nº 21 – Leandro |