Search
[adsforwp-group id="156022"]

Grêmio vence São Paulo de virada e assume vice-liderança

img_1582_foto_1.jpg

O Grêmio conseguiu uma importante vitória neste domingo. Na tarde dos centroavantes do time, André Lima e Marcelo Moreno comandaram uma virada espetacular sobre o São Paulo no Olímpico e garantiram a festa dos 45 mil torcedores que foram ao estádio. Apesar de um início complicado, o Tricolor venceu a equipe são-paulina por 2 a 1, pela 35ª rodada do Brasileirão, e assumiu a vice-liderança. Além disso, garantiu presença na Copa Libertadores do ano que vem.

Com o resultado, o Grêmio subiu para a segunda posição do certame nacional, com 66 pontos, com um a mais que o Atlético-MG, terceiro colocado. Agora, o Tricolor esquece o Brasileirão e encara o jogo de volta contra o Millonarios na próxima quinta-feira, pela Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o time encara a Portuguesa na próxima rodada. 

Luxa manda a campo time com três volantes

A partida começou muito truncada no estádio Olímpico. O técnico Vanderlei Luxemburgo mandou a campo um time com três volantes, na formação 4-5-1. Com isso, o Grêmio se empenhou para neutralizar as investidas do ataque são-paulino. Os primeiros minutos tiveram muita troca de passes e raras foram as finalizaões. 

Embora o jogo fosse no Olímpico, o São Paulo foi quem mais se arriscou no setor ofensivo. O time paulista controlou o duelo no início, mas o Tricolor gaúcho se fechou e não deu muito espaço para Luxas, Osvaldo e Luis Fabiano. 

A primeira conclusão a gol na partida ocorreu apenas na marca dos 17 minutos, quando Osvaldo dominou pela esquerda e cruzou forte para a área. Luis Fabiano estava livre e testou com força na frente de Marcelo Grohe, que espalmou para fora. 

O volante Léo Gago repondeu em seguida. Dois minutos depois, o camisa 8 soltou um foguete de longe e Ceni só olhou a bola passar perto do travessão.

Aos 24, o centroavante Luis Fabiano assustou mais uma vez o Grêmio. Ele subiu para cabecear, mas Saimon estava atento para afastar o perigo. Na sequência, Zé Roberto desarmou o oponente na intermediária. e e limpa para o chute, mas bateu em cima do marcador.

Grêmio domina, mas São Paulo abre o placar

O time gremsita passou a dominar a partida depois da primeira metade da etapa inicial. A equipe se achou em campo e armou algumas boas jogadas de ataque. Aos 31, Moreno acertou um cabeceio de canto, tentando encobrir o goleiro e a pelota Passou muito perto da meta. Em seguida, Fernando cobrou falta e Souza testou para trás, assustando Ceni. 

Quando parecia que o Tricolor estava mais perto de abrir o placar, o sistema defensivo falhou e o São Paulo jogou um balde de água fria na torcida presente no estádio. Saimon errou o passe aos 42 e foi desarmado por Osvaldo. O zagueiro voltou afobado e empurrou o adversário na área. Ceni cobrou o pênalti com muita categoria e fez o 1 a 0. 


O camisa 99 bateu de primeira no canto esquerdo de Ceni, sem chance para o goleiro | Foto: Fabiano do Amaral

Tricolor ganha mais um centroavante e André Lima marca

Não demorou muito para que Luxemburgo mudasse a formação inicial da equipe. O Grêmio até voltou igual para o segundo tempo, mas com 10 minutos André Lima entrava em campo no lugar do volante Souza. Com dois centroavantes, a pressão tricolor aumentou ainda mais.

Zé Roberto avançou pela meia direita, deixou dois no chão e meteu cruzado para o gol. Perto. Logo depois, Pará quase marcou um gol espírita. Sem ter para quem cruzar, o lateral mandou a bola direto para o gol, que passou a um palmo do travessão. 

Até que aos 15 minutos o gol do empate saiu e a torcida explodiu no Olímpico. Zé Roberto passou disparado pelo meio e escorou para André Lima na meia-lua. O camisa 99 bateu de primeira no canto esquerdo de Ceni, sem chance para o goleiro. 

Os são-paulinos se desesperaram após o gol gremista. A defesa adversária começou a falhar muito e o Tricolor encontrou facilidade para arriscar a gol. O espírito do grupo de Luxemburgo era totalmente oposto ao do primeiro tempo e incomodou muito o adversário. 

Pressão no final e gol da virada

Aos 23, Léo Gago arriscou de longe após jogada bem trabalhada e a bola passou perto da meta. Dois minutos depois, Zé Roberto recebeu livre na esquerda e meteu de bico para o gol. Ceni defendeu. Em escanteio em seguida, o goleiro são-paulino realizou um milagre. Escanteio foi cobrado pelo Grêmio na pequena área e Moreno deu de raspão com a cabeça, mas o arqueiro tirou no reflexo.

Com 29 minutos, O lateral Pico abriu pela esquerda soltou uma bomba, mas Ceni espalmou para o lado. O segundo gol estava perto de acontecer e a torcida empurra o time para a virada. Aos 35, Fernando ajeitou a bola na meia-lua e mandou no canto. Ceni ficou parado e observou a bola passar para fora. 

Até que o gol saiu na marca dos 39. Marcelo Moreno promove a virada do Grêmio sobre o São Paulo. O lateral Pará cruzou de perna esquerda e o camisa 9 cabeceou livre para a meta. Ele testou no cantinho e saiu correndo para comemorar a vitória sobre os paulistas. 


Brasileirão 2012 – 34ª Rodada
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Saimon e Anderson Pico; Fernando, Souza (André Lima), Marco Antônio e Zé Roberto; Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 

São Paulo

Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Ademilson), Jadson e Lucas; Luís Fabiano e Osvaldo. Técnico: Ney Franco. 

Gols: Rogério Ceni (42min/1ºT) ; André Lima (15min/2ºT)Moreno (39min/2ºT)
Cartões amarelos: Douglas, Luis Fabiano e Rhodolfo (SP); Moreno, Saimon, Souza, André Lima e Fernando (G)

Publico total: 45.894
Local: estádio Olímpico
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio.