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Grupo Hospitalar Conceição lança terceiro turno de atendimento

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (02), a diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) apresentou as estratégias para ampliar o acesso a especialistas e reduzir o tempo de espera de pacientes na instituição. Entre as principais medidas está a criação do terceiro turno de atendimento nos quatro hospitais, Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, das 19h à 1h, de segunda a sexta-feira. E sábado como dia útil das, 7h às 19h. Nesse período, também serão realizadas consultas, exames de diagnóstico e cirurgias eletivas.

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A implantação será gradual em razão da superlotação das emergências, ocorrida por fatores como efeitos da catástrofe climática, aumento das infecções respiratórias e necessidade da conversão de leitos cirúrgicos em leitos clínicos, além da ocupação das UTIs em mais de 90%. Nesta primeira fase, haverá, no mínimo, uma sala de cirurgia por unidade hospitalar, nas especialidades de Oncologia, Ginecologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

Para isso, está sendo aumentado o quadro de pessoal, com a contratação, por concurso público, de 1.648 novos trabalhadores, sendo que, até o momento, 236 já assinaram contrato. Eles passarão por capacitação, treinamento e ambientação para assegurar a ampliação dos serviços com qualidade e segurança.

Além disso, está sendo feita a otimização da estrutura administrativa, a qualificação do parque tecnológico, com, por exemplo, a aquisição de mais um acelerador linear para radioterapia, e aporte financeiro de aproximadamente R$ 124 milhões em 2025 para recursos humanos, custeio e investimentos.

“Queremos o melhor tempo, mais adequado e oportuno, para que a saúde do paciente não se agrave”, afirmou o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, ao explicar as medidas. Também estavam presentes o diretor de Atenção à Saúde, Luís Antônio Benvegnú, a diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, Quelen Tanize Alves da Silva, e o diretor Administrativo e Financeiro, João Motta.

Com a implantação do terceiro turno para realização de cirurgias eletivas, o GHC estima realizar, em um ano, cerca de 14 mil cirurgias eletivas a mais, o que representa um aumento de 50%, em relação a 2024, quando foram realizadas 28 mil cirurgias eletivas.

Ambulatórios com horários ampliados no Grupo Hospitalar Conceição

Outra importante medida é a ampliação dos horários de atendimento dos ambulatórios. No Hospital Conceição, o terceiro turno de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 16h. Já no Hospital Criança Conceição, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com três salas a mais.

A área de exames funcionará, no terceiro turno, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h às 18h30min.

Comunicação direta por WhatsApp

Para facilitar a comunicação com o usuário, passará a ser utilizado o aplicativo WhatsApp para todos os pacientes com consultas agendadas nos ambulatórios de especialidades do GHC. Será enviada mensagem sete dias antes da consulta e também na véspera. Quanto aos exames e demais procedimentos, a comunicação via WhatsApp começará no dia 15 de junho. O objetivo é reduzir o absenteísmo e reaproveitar as consultas canceladas. Estima-se que serão enviadas cerca de 30 mil mensagens por mês.

Mais Atenção Primária à Saúde

Sete postos de saúde do GHC também terão horário de funcionamento ampliado. Ainda contarão com mais três equipes multiprofissionais, além das quatro já existentes.

Funcionarão das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia, a partir de 23 de junho: Unidade de Saúde Conceição, Unidade de Saúde Floresta, Unidade de Saúde Parque dos Maias, Unidade de Saúde Divina Providência, Unidade de Saúde Jardim Itu, Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida e Unidade de Saúde Jardim Leopoldina.

Estas e outras medidas fazem parte do programa Agora tem especialistas – Da Consulta ao Tratamento, do Governo Federal, que prevê a ampliação de consultas, exames e cirurgias em hospitais do país para reduzir o tempo de espera para os usuários do SUS.

Geovana Jacobsen

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