Search
[adsforwp-group id="156022"]

Guarany de Camaquã comemora 71 anos

img_11433_foto_1.jpg

O Guarany Futebol Clube, de Camaquã, completa 71 anos de história nesta sexta-feira (16). O clube foi fundado em uma assembleia, realizada no Cine Teatro Guarany, 16 de Junho de 1946.

A fundação do clube foi motivada pela insatisfação de atletas do Clube Atlético Camaquense, até então o único clube do município. Os jogadores que costumavam treinar durante toda a semana e ainda assim ficavam sempre no banco de reservas resolveram fundar um novo clube para que pudessem jogar.

A primeira reunião aconteceu na casa de um dos jogadores. Hoje demolida, a residência ficava na Rua Gen Zeca Netto, em frente ao campo da várzea, onde hoje é a praça Dr. Donário Lopes, ao lado do Hotel Comércio, onde atualmente existe uma igreja evangélica.

Foi neste local que foi sugerido o nome de Guarany Futebol Clube, inspirado no clube com o mesmo nome da cidade de Bagé, muito popular entre os jovens da região, que prestavam o serviço militar obrigatório naquela cidade. Após outras reuniões foi convoca a assembleia de fundação, que resultou na fundação do clube. Inicialmente, o campo da equipe se situava na área do Jockey Clube da cidade, ao lado do pavilhão social.

O primeiro time estreou em julho de 1946, composto pelo massagista Arno Drose e pelos atletas Benito Suso, Dilson Dias (Nenezinho), Augusto Schedler (Guri), João Castro, Nabor Suso, João Dias, Jaques Brose, Jaco Chagas (Nena), Amauri Ribeiro e Jorge Atribe.

Recentemente, o Bugre viveu a melhor fase de sua história. Com a profissionalização em 2010, o Guarany teve boas campanhas e foi destaque nas competições, com a quase ascensão para a 1ª Divisão do futebol gaúcho em 2012.

Já em 2013, o Bugre passou pelo pior momento desde a sua profissionalização. Após uma péssima campanha pela Série A2 do Campeonato Gaúcho, o clube foi rebaixado para a terceira divisão do Rio Grande do Sul.

No início deste ano, o Guarany participou da Terceirona Gaúcha, ficando na última colocação do Grupo A. Após o encerramento da competição profissional, o clube se concentra nas categorias de base, jogando o Campeonato Gaúcho Juvenil com a equipe sub 17, estando na vice liderança do Grupo D.