Tomou posse na manhã deste domingo (01), o governador eleito do estado, Eduardo Leite. A reportagem da rádio Acústica FM acompanhou a cerimônia direto da Assembleia Legislativa. Reeleito, o tucano chegou à Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, acompanhado do médico capixaba Thalis Bolzan na manhã de hoje.
Perguntado por repórteres sobre a presença do namorado, Leite evocou a família, “uma base pra que a gente se sustente e tenha forças para enfrentar o dia a dia”.
O tucano denunciou, durante a campanha, seu adversário eleitoral,
Onyx Lorenzoni. Na ocasião, Leite disse ter sido vítima de preconceito, quando Lorenzoni
destacou que o estado teria uma “primeira-dama de verdade”, caso
fosse eleito.
Além de Thalis, o governador tomou posse na presença dos pais, Eliane Cavalheiro e José Luiz Cavalheiro Leite, amigos e familiares.
Sobre a cerimônia:
Estiveram presentes diversas figuras políticas importantes do estado e também da capital dos gaúchos. Em tom amigável, Ranolfo Vieira Júnior passou o comando do estado novamente para as mãos de Leite, que agora segue o mandato ao lado do vice, Gabriel Souza.
Um dos grandes desafios do novo governo está nas contas públicas, através do pagamento da dívida que o estado tem com a União. Suspenso desde 2017, o pagamento das parcelas será retomado em 2023 sob as regras do novo Regime de Recuperação Fiscal.
Neste novo ano, o governo deve desembolsar R$ 2,2 bilhões para iniciar o pagamento da dívida com a União. A expectativa é finalizar o pagamento da dívida em 2031.
Reeleição:
Eduardo Leite é o primeiro governador reeleito na história do Rio Grande do Sul. No segundo turno, em 30 de outubro, Leite fez 3.687.126 votos, ou 57,12%. O candidato Onyx Lorenzoni (PL), que tinha feito mais votos que Leite no primeiro turno, nesta etapa final da eleição alcançou 2.767.786 votos, ou 42,88%.
Confira os detalhes abaixo: