Search
[adsforwp-group id="156022"]
Zap Zap

Hoje na história – 21 de dezembro – Morre o dramaturgo Nelson Rodrigues

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 21 de dezembro – Morre o dramaturgo Nelson Rodrigues
Hoje na história – 21 de dezembro – Morre o dramaturgo Nelson Rodrigues. Foto: Wikimedia Commons

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 21 de dezembro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

1898 – Pierre e Marie Curie descobriam o rádio. No dia 21 de dezembro, o casal Marie e Pierre estudaram os materiais radioativos, em particular o urânio na forma de pechblenda, que tinha a curiosa propriedade de ser mais radioativa que o urânio que dela se extraía. A explicação lógica foi supor que a pechblenda continha resíduos de algum elemento muito mais radioativo que o urânio. Descobriram também que o tório era capaz de produzir radioatividade. Após vários anos de trabalho constante, por meio da concentração de diversas classes de pechblenda, em 21 de dezembro de 1898, foram encontrados dois novos elementos químicos. Um foi nomeado como polônio em referência a seu país nativo, e o outro, rádio devido a sua radioatividade intensa.

1937 – Chegava aos cinemas Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro longa animado da Disney. Primeiro longa-metragem de animação, torna-se um grande sucesso de bilheteria. Foi o primeiro filme totalmente a cores do mundo, além de marcar a estreia dos Estúdios Disney nas produções de longa-metragem. A história é baseada em um conto dos Irmãos Grimm. Branca de Neve e os sete anões teve um enorme impacto cultural, resultando em atrações nos parques temáticos da Disney, videogames e livros. Foi classificado na lista dos melhores filmes dos Estados Unidos segundo o American Film Institute.

1980 – Morria o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues. Autor de obras polêmicas, o escritor é considerado um gênio da cultura brasileira. Revolucionou o teatro, com as peças, “Vestido de Noiva”, “Boca de Ouro”, “A Falecida”, “Toda Nudez Será Castigada”, entre outras. Teve a carreira marcada pela crítica, ao explorar a vida cotidiana do subúrbio carioca, com crimes e diálogos carregados de tragédia e humor, falecendo no dia 21 de dezembro daquele ano.

2012 – O dia em que o mundo não acabou no Calendário Maia. O dia em que o mundo acabaria para muitas pessoas. Assim ficou marcado para alguns o 21 de dezembro de 2012, por conta do encerramento de um longo ciclo do calendário maia, o “13 Baak t’un”, que havia então começado há 5125 anos. Contudo, como se pode ver, ainda estamos aqui para ler este texto, e o mundo parece ter seguido o seu curso. Por causa dos rumores de que o mundo iria acabar, cientistas e até a agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgaram que não havia nada que indicasse que o fim do mundo estava a caminho, como por exemplo um grande asteroide que pudesse destruir a Terra.

2015 – Morria aos 47 anos, Flávio Basso, conhecido como Júpiter Maçã. Referência fundamental do rock gaúcho, foi fundador das bandas TNT e Os Cascavelletes, que influenciaram toda uma nova geração de bandas gaúchas dos anos 90 em diante. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira, ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco “A Sétima Efervescência”, eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos “100 maiores discos da música brasileira, e o maior disco da história do rock do Sul“.

2015 – Também em 2015, um incêndio de grandes proporções atingia o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros informou à época, o incêndio destruiu o segundo e terceiro andares do museu. O teto de madeira ainda desabou. Em 2019, a Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito do caso que apontou que o fogo foi causado por defeito num dos holofotes do prédio na região central da capital. Um bombeiro, de 39 anos, morreu após parada cardiorrespiratória devido à fumaça.

Que dia é hoje, 21 de dezembro na história?

  • Dia do Atleta
  • Início do Verão

Aniversariantes de hoje, 21 de dezembro

Samuel L. Jackson – 76 anos – Samuel Leroy Jackson é um ator e produtor norte-americano. Alcançou a fama no início da década de 1990. Recebeu diversos prêmios por suas atuações cinematográficas, e atua em diversas mídias além de filmes, como séries de televisão, dublagem de videogames e etc. Samuel declarou que os filmes o permitem “fazer coisas que via quando criança”. Jackson é o ator mais prolífico da história do cinema, com os filmes que participou lucrando, no total, mais de US$ 7,1 bilhões de dólares nos Estados Unidos.

Jane Fonda – 87 anos – Jane Seymour Fonda é uma atriz, escritora, ativista, modelo, empresária, e autora estadunidense. Filha do renomado ator Henry Fonda, Jane iniciou sua carreira no cinema em 1960, no filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins. Mais tarde, despontou como sex symbol com os filmes Cat Ballou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971, recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978, recebeu novamente o prêmio, pelo filme Amargo Regresso.

Tags: 21 de dezembro, hoje na historia, zap zap