Search
Camaquã
27°C
Camaquã
27°C
Zap zap

Hoje na história – 01 de fevereiro – Incêndio do Edifício Joelma e morte de Beto Carrero

Conheça os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1887 – Um casal do sul da Califórnia registrava oficialmente o nome de Hollywood em um cartório do condado de Los Angeles. Eles compraram 160 hectares de terra, venderam lotes e depois trabalharam para levantar dinheiro para construir igrejas, uma escola e uma biblioteca. A partir de 1910, a indústria cinematográfica começou a crescer exponencialmente na área, e cineastas encontraram ali uma localização ideal, com clima ameno e ensolarado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

1974 – Curto-circuito em um ar-condicionado iniciava um incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, 179 pessoas morreram e mais de 300 se feriram. O prédio não tinha segurança contrafogo e faltou equipamento de combate aos bombeiros. O incêndio aconteceu menos de dois anos após outro prédio arder em chamas no centro da cidade, o Edifício Andraus. A tragédia do Joelma continua a ser o terceiro pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais, após o colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001. O local até hoje é um dos mais assombrados do Brasil.

2003 – O Ônibus Espacial Columbia se desintegrava sobre o estado do Texas, nos Estados Unidos. Ele retornava à Terra depois de viagem espacial. Todos os sete astronautas morreram. Esta missão, de objetivo científico, teve a duração de dezesseis dias, ao longo dos quais foram cumpridas com sucesso, as cerca de oitenta experiências programadas. Oitenta segundos depois do laçamento, um pedaço de espuma isolante do tanque se soltou do propulsor do ônibus e atingiu a borda da asa esquerda da nave. Ao entrar novamente na atmosfera, por conta de uma falha no revestimento da asa, o vento e o calor entraram por ali e ela se partiu. Moradores perto de Dallas, no Texas, ouviram um grande estrondo e viram fumaça no céu. Detritos e os restos da tripulação foram encontrados em mais de 2.000 locais ao leste do Texas, Arkansas e Louisiana. O que deixou a tragédia pior ainda foi o fato de que dois pilotos, a bordo de helicópteros de busca, morreram em um acidente enquanto procuravam detritos.

2008 – Morria o empresário Beto Carrero. Ele era dono de um dos maiores parques temáticos do mundo, o Beto Carrero World. O artista e empresário João Batista Sérgio Murad morreu aos 70 anos idade, durante uma cirurgia no coração. Nascido em São José do Rio Preto (SP). Ele participou de alguns filmes e também da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Rede Manchete, e do programa Dedé e o Comando Maluco (SBT), do circo Beto Carrero World.

2016 – OMS declarava vírus zika e microcefalia emergência pública internacional. No dia 1° de fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde anunciou que, diante do recente conjunto de casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos no Brasil, logo após ocorrências semelhantes na Polinésia Francesa, em 2014, uma “emergência de saúde pública de importância internacional”, condição conhecida também pela sua sigla em inglês (PHEIC).

 

Que dia é hoje?

Dia do Publicitário (Parabéns para nossa colega publicitária diplomada, Geovana Jacobsen)

 

Aniversariantes:

Marco Pigossi – 35 anos – Marco Fábio Maldonado Pigossi é um ator brasileiro. Marco Pigossi caiu no gosto do público quando emplacou o bordão “Eu tô rosa chiclete!”, na novela “Caras & Bocas”, em 2009, exibida no horário das sete horas, na TV Globo. O ator iniciou a carreira em 2004, na minissérie “Um Só Coração”. Dois anos depois, integrou o elenco de “Eterna Magia”. Em 2007 fez mais uma minissérie, “Queridos Amigos”, e 2009 foi o ano que Pigossi ganhou destaque em todo o país com a novela “Caras & Bocas”, quando viveu o homossexual Cássio. Mais tarde ele fez o playboy Pedro em “Ti Ti Ti”.

Catia Fonseca – 55 anos – Catia Cilene de Miranda e Fonseca é uma apresentadora brasileira. É formada em Rádio e TV pelo SENAC. É constantemente chamada de “Rainha do Merchandising” pela imprensa, uma vez que é uma das artistas mais procuradas pelos patrocinadores pela credibilidade em vendas, chegando a ser garota-propaganda de 23 empresas simultaneamente em 2015. Catia saiu da Gazeta após quinze anos no comando do Mulheres e assinou contrato com a Band para estrear ao Melhor da Tarde com Catia Fonseca, em 1º de março de 2018.

Tags: hoje na historia, zap zap