Search
[adsforwp-group id="156022"]
CULTURA

Hoje na história – 01 de janeiro – Dia de Ano Novo

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de Hoje na História.
Hoje na história – 01 de janeiro – Dia de Ano Novo
Hoje na história – 01 de janeiro – Dia de Ano Novo. Foto: Divulgação

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 01 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

45 . AC – No ano 45 a.C, o Dia de Ano Novo foi comemorado em 1o. de janeiro pela primeira vez na história como a entrada em vigor do calendário juliano. Logo depois de se tornar ditador romano, Júlio César decidiu que o calendário tradicional romano estava precisando urgentemente de uma reforma. Introduzido em torno do século VII a.C, o calendário romano tentou seguir o ciclo lunar, mas, com frequência, ficava fora de sincronia com as estações do ano e tinha que ser corrigido.

Celebração do Dia de Ano Novo em janeiro deixou de acontecer durante a Idade Média, e mesmo aqueles que seguiam o calendário juliano não observaram o Ano Novo exatamente em 1 de janeiro. A razão deste último é que César e Sosígenes não conseguiram calcular o valor correto para o ano solar. Assim, um erro de 11 minutos por ano acrescentou sete dias no ano mil e 10 dias até meados do século 15.

Ciente do problema, na década de 1570, o Papa Gregório XIII encomendou ao astrônomo jesuíta Christopher Clavius um novo calendário. Em 1582, o calendário gregoriano foi implementado, omitindo 10 dias desde ano. Além disso, os anos seculares só são considerados bissextos se forem divisíveis por 400. Desta forma, a diferença (atraso) de três dias em cada 400 anos observada no calendário juliano desaparece. Desde então, pessoas de todo o mundo se reuniram em massa em 1 de janeiro para celebrar a chegada exata do Ano Novo.

1863 – No dia 1o. de janeiro de 1863 nascia, em Paris, Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, pedagogo, historiador e famoso por ser o “pai” dos Jogos Olímpicos da era moderna. Após a realização dos Jogos de Verão de 1896, na Grécia, Coubertin se tornou presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, apesar do sucesso dos jogos anteriores, o Movimento Olímpico enfrentou dificuldades nos Jogos de 1900 e 1904, que passaram despercebidos em Paris e em St. Louis (nos EUA), respectivamente, por conta das exposições mundiais que ocorreram de forma integrada aos Jogos. Somente em 1906 os Jogos Olímpicos se firmaram como um evento internacional por excelência e, a partir daí, seguiram ganhando audiência e importância.

1934 – Em 1º de janeiro de 1934, entrava em vigor na Alemanha nazista a “Lei para a Prevenção de Descendentes Geneticamente Doentes”, que tinha como objetivo promover a limpeza étnica e o aperfeiçoamento de uma “raça superior”. O estatuto permitia a esterilização compulsória de qualquer cidadão que, na opinião de um “Tribunal de Saúde Genética”, sofresse de uma série de supostos distúrbios genéticos – pretexto para evitar o nascimento de pessoas “fracas” e “doentes”.

1946 – No dia 1 de janeiro de 1946 nascia, em São Paulo, Roberto Rivelino, ex-jogador de futebol, tricampeão do mundo pela seleção brasileira e ex-jogador do Corinthians e do Fluminense. No final da década de 70, ele ainda defendeu o Al Hilal, da Arábia Saudita, antes da sua aposentadoria dos gramados. Após parar de jogar futebol, Rivelino também trabalhou como comentarista na TV durante os anos 1990.

1964 – Em 31 de dezembro de 1964 o Banco Central do Brasil foi criado pela da Lei nº 4.595. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país. A instituição desempenha o papel de “banco dos bancos”. O Banco Central é o principal agente financeiro do governo e também o depositário do Tesouro Nacional (além de representar o governo perante as instituições financeiras internacionais). A instituição monitora o sistema financeiro nacional (e sua movimentação diária), além de autorizar o funcionamento das instituições financeiras nacionais e estrangeiras dentro do país (bem como exercer a fiscalização das mesmas).

1968 – No dia primeiro de janeiro vários povos ao redor do mundo celebram no começo do novo ano o Dia Mundial da Paz, ou o dia Dia da Fraternidade Universal. Trata-se de um feriado internacional adotado por muitas nações. O Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967. Com isso, o dia é celebrado desde 1968. De acordo com a proposta do Papa Paulo VI, o Dia Mundial da Paz não tem o objetivo de ser uma data exclusivamente religiosa ou católica. A ideia é que essa iniciativa ocorra de maneira livre.

2011 – A troca de comando da presidência do Brasil no dia 1 de janeiro de 2011, marcou época não apenas por sua importância política, mas também pelo fato de, pela primeira vez, o poder ter sido repassado a uma mulher, Dilma Rousseff, candidata do PT, vencedora do pleito de 2010, no segundo turno das eleições, quando venceu José Serra, do PSDB, 46,91% dos votos. Na ocasião, a faixa presidencial foi repassada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Ha sua candidata e sucessora. O dia 1 de janeiro marca não só a troca de presidente a cada quatro anos no Brasil, como também as posses dos governadores eleitos. Além do Brasil, a Suíça também faz a cerimônia oficial da posse do novo presidente no primeiro dia do ano.

Feriados Hoje na História

  • Dia da posse dos cargos eletivos do Poder Executivo do Brasil. Nos anos ímpares, tomam posse nesta data o presidente da república, os governadores e os prefeitos, para um mandato que possui uma duração de quatro anos. Neste dia, também tomam posse juntamente com os mandatários do poder executivo, os seus respectivos ministros (no nível federal) e secretários (nos níveis estadual, distrital e municipal)
  • Dia Nacional do Município

Aniversários Hoje na História

Roberto Rivellino – 79 anos – é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista ou ponta-esquerda. É frequentemente considerado um dos melhores jogadores da história do futebol.

Ice Spice – 25 anos– é uma rapper americana. Ela cresceu em Bronx, na cidade de Nova Iorque, e começou sua carreira em 2021, depois de conhecer o produtor musical RiotUSA, enquanto estudava na State University of New York em Purchase. Ela ganhou reconhecimento no final de 2022 com sua canção “Munch (Feelin’ U)”.

Tags: hoje na historia