Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

Hoje na história: 01 de maio – Criada a ordem dos Illuminati da Baviera

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: via Wikipedia
Foto: via Wikipedia

1776 – No dia 1o. de maio de 1776 era fundado o grupo dos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta que remonta aos tempos do Iluminismo. Illuminati é uma palava do latim que significa aquele que é iluminado. O termo já foi aplicado a vários grupos ao longo da história, sejam eles reais ou fictícios, contudo, este nome têm sido mais comumente direcionado ao grupo da Baviera.

1886 – O dia 1º de maio de 1886 foi marcado por uma série de protestos de trabalhadores por todos os Estados Unidos. A principal reivindicação deles era a redução da jornada de trabalho para oito horas. Greves foram marcadas por todo o país. A adesão às manifestações em cidades como Nova York, Chicago e Milwaukee foi significativa.

1889 – No dia 2 de maio de 1889, uma semana antes de ser internado no hospital em Saint-Rémy, Vincent van Gogh enviou ao seu irmão Theo duas pinturas históricas da série Girassóis. Os quadros eram os favoritos de van Gogh e são considerados por muitos historiadores de arte uma das melhores pinturas de natureza morta da história.

1889 – O Dia Internacional dos Trabalhadores ou Dia Internacional do Trabalho é a celebração por excelência do movimento operário mundial. Desde a sua criação na maioria dos países, em Paris, no dia 1 de maio de 1889, seu objetivo é manter a luta pelas boas condições de trabalho e também prestar uma homenagem aos mártires de Chicago, mortos três anos antes durante um protesto e greve nos Estados Unidos, no qual pediam uma jornada de trabalho de oito horas por dia.

O episódio, conhecido como Crime de Chicago, custou a vida de muitos trabalhadores e dirigentes sindicais. Não há um número exato de vítimas, mas, além dos mortos, milhares foram demitidos, presos, julgados e torturados. Os protestantes eram imigrantes italianos, espanhóis, alemães, russos, irlandeses, judeus, poloneses e eslavos.

1994 – Em 1º de maio de 1994, o mundo assistiu pela televisão um grave acidente que resultou na morte de um dos mais queridos ídolos do esporte brasileiro. Neste dia morria Ayrton Senna da Silva, considerado um dos melhores pilotos de Fórmula 1 da história. Em seu terceiro GP da temporada, em San Marino, o brasileiro perdeu o controle da sua Williams na curva Tamburello, chocou-se violentamente contra o muro de concreto e não resistiu aos ferimentos. Senna chegou a ser levado ao hospital, mas foi declarado oficialmente morto horas depois. Em seu carro, foi encontrada uma bandeira austríaca que, em caso de uma vitória, Senna planejava levantar em homenagem ao austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes no mesmo circuito.

Feriados Hoje na História

  • Dia Mundial do Trabalhador
  • Dia da Literatura Brasileira

Aniversariantes Hoje na História

Marcelo Rubens Paiva – 65 anos – Ator, autor e roteirista brasileiro. Famoso pelas obras Aldo – Mais Forte Que o Mundo, E aí Comeu? e Democracia em Preto e Branco.

Buza Ferraz – 60 anos – Ator, diretor e produtor brasileiro. Conhecido pelas obras O Rebu, De Quina Para a Lua e Final Feliz

Tiririca – 59 anos – Francisco Everardo Oliveira Silva conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, palhaço, humorista e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL).

Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o quinto deputado mais votado em toda a história do Brasil, atrás de Eduardo Bolsonaro, Enéas Carneiro, Nikolas Ferreira e Celso Russomanno

Tags: hoje na historia