Search
Zap zap

Hoje na história – 01 de novembro – Inaugurações do teto da Capela Sistina e da Casa Branca

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

1512 – O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, foi exibido ao público pela primeira vez.

1800 — A Casa Branca é inaugurada. John Adams tornou-se o primeiro presidente norte-americano a morar na Executive Mansion (mais tarde rebatizada de Casa Branca).

1952 — A primeira bomba de hidrogênio explodiu durante uma experiência feita pelos Estados Unidos. Detonou com uma força de dez megatons, igual à explosão de dez milhões de toneladas de TNT, um forte explosivo convencional. A potência desta terrível arma mostrou ser 750 vezes superior à das primeiras bombas atômicas e suficiente para arrasar qualquer grande cidade.

1979 — No dia 1o. de novembro de 1979, o processo de redemocratização do Brasil deu um importante passo com a regulamentação por decreto da Lei de Anistia pelo presidente João Figueiredo. A lei já era um desejo da população, que pedia por uma anistia ampla e geral. Pessoas condenadas por terrorismo, assalto e sequestro não foram beneficiadas.

1995 — O Congresso Nacional Africano vence as eleições multirraciais na África do Sul. O Congresso Nacional Africano é um movimento e partido político sul-africano. Foi fundado em 1912, na cidade de Bloemfontein, com a proposta de advogar os direitos da população negra do país. Desde o fim do regime conhecido como apartheid, em 1994, o CNA é o principal partido político da África do Sul, sendo apoiado pela aliança com Congresso dos Sindicatos Sul-africanos e o Partido Comunista Sul-Africano. Nelson Mandela foi a figura mais influente do partido.

Datas

  • Dia de Todos os Santos
  • Dia Mundial do Veganismo

Aniversariantes

Pabllo Vittar – 30 anos – Phabullo Rodrigues da Silva, conhecida por seu nome artístico Pabllo Vittar, é uma cantora e drag queen brasileira. Por causa de seu sucesso sem precedentes como uma artista musical drag queen, Vittar tem sido creditada por influenciar o interesse do público sobre outros artistas musicais que também são drag queens, além de artistas trans e travestis. Ela também é conhecida por seu ativismo em prol dos direitos das pessoas LGBT, pelo qual, em 2019, a revista Time a incluiu em sua lista dos Líderes da Próxima Geração. Vittar foi citada pela Forbes como “a drag queen mais popular do mundo”.

Thiago Fragoso – 42 anos – é um ator e cantor brasileiro. Iniciou a carreira teatral em 1989, ainda aos oito anos, em um grupo de teatro amador na Tijuca, no Rio de Janeiro. Atuou nas novelas O Clone (2001), A Casa das Sete Mulheres (2003), Senhora do Destino (2004), O Profeta (2006), Lado a Lado (2012), Amor à Vida (2013),  Babilônia (2015), O Outro Lado do Paraíso (2017) e Travessia (2022).

É casado com a atriz Mariana Vaz, com quem tem um filho, Benjamin Vaz Fragoso, nascido no dia 1º de fevereiro de 2011, mesmo dia do aniversário da esposa. Durante a pandemia de Covid-19, o ator foi pai de Martin, em 02 de maio de 2020. Tem uma banda chamada Poesia de Gaia, da qual é vocalista

Gilberto Braga (In memorian)

Autor de consagradas novelas brasileiras, Gilberto Tumscitz Braga nasceu no dia 1 de novembro de 1946, no Rio de Janeiro. Escreveu mais de 20, todas para a Rede Globo. Em 2008, Gilberto Braga foi indicado ao Emmy pela novela Paraíso Tropical, de 2007. Braga também ficou conhecido pelas adaptações de clássicos literários para a televisão – casos de Helena, de Machado de Assis, Senhora, de José de Alencar, e o grande sucesso Escrava Isaura (1976), baseado no romance de Bernardo Guimarães. Um dos seus primeiros grandes sucessos foi Vale Tudo (1988). Este último praticamente mobilizou o Brasil para saber quem matou Odete Roitman?

Lázaro Ramos – 45 anos – é um ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho. Atualmente o ator interpreta o atrapalhado detetive Mário Fofoca no remake da novela Elas por Elas da TV Globo.

Tags: hoje na historia, zapzap