Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 06 de dezembro – Vargas envia ao Congresso projeto de criação da Petrobras e prisão de Nelson Mandela

Foto: Divulgação/Petrobras
Foto: Divulgação/Petrobras

1951 – Getúlio Vargas enviou ao Congresso o projeto que cria a Petrobras. É uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. É a 28ª maior empresa do mundo por receita.

1956 – Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, foi preso junto com outros 156 militantes políticos.

1976 – Morreu João Goulart, presidente do Brasil entre 1961 e 1964. 37 anos depois, em 2013, os restos mortais de Jango foram enterrados em São Borja, sua terra natal.

1989 — Massacre da Escola Politécnica de Montreal (ou Massacre de Montreal): Marc Lépine, um atirador antifeminista, mata 14 jovens na Politécnica Montreal.

Lépine entrou em uma aula de engenharia mecânica na Escola Politécnica de Montreal e ordenou que as mulheres e os homens fossem para lados opostos da sala de aula. Ele separou nove mulheres, instruindo os homens a saírem. Ele declarou estar “lutando contra o feminismo” e abriu fogo. Ele atirou em todas as nove mulheres da sala, matando seis. O atirador então se moveu pelos corredores, pela cafeteria e por outra sala de aula, visando as mulheres por pouco menos de 20 minutos. Ele matou mais oito antes de disparar contra si mesmo.

O incidente é o tiroteio em massa mais mortal da história moderna do Canadá

2006 — A NASA revela fotografias tiradas pela Mars Global Surveyor sugerindo a presença de água líquida em Marte.

2017 — O governo de Donald Trump anuncia oficialmente o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. A decisão causou divisões em todo o cenário diplomático mundial, tendo sido elogiada pelo Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

A medida foi recebida com críticas pela grande maioria dos líderes estrangeiros, incluindo o chefe do departamento diplomático da União Europeia. O Conselho de Segurança das Nações Unidas propôs uma moção condenando a decisão, que foi vetada pelos Estados Unidos mesmo após receber 14 votos. Posteriormente, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma moção com 128 votos condenando “o tom do anúncio de Trump”.

Na Faixa de Gaza, o anúncio foi recebido com acalorados protestos.


Que dia é hoje?

Dia da Extensão Rural no Brasil

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Aniversariantes do dia

Dulce María – 35 anos – é uma cantora e atriz de origem mexicana. Ficou conhecida mundialmente por fazer parte do fenômeno musical RBD. Também desenvolve trabalhos paralelos na área da literatura e da filantropia.

Dulce María já foi indicada e vencedora de diversos prêmios internacionais como MTV Europe Music Awards, Prêmio TVyNovelas, Prêmio People en Español, Premios Juventud e nas edições americana, mexicana e brasileira dos Nickelodeon Kids’ Choice Awards. Foi eleita entre Os 50 Mais Belos da revista People en Español nos anos de 2007,2010,2011,2016 e 2017. Dulce é uma das latinas mais populares nas redes sociais

Paulo Caruso e Chico Caruso – 72 anos – cartunistas. Paulo Caruso é conhecido pelos seus cartuns políticos, além de dedicar-se à composição musical e à produção de espetáculos de música e teatro. Já Chico Caruso atua no jornal O Globo.

Giannis Antetokounmpo – 27 anos – é um jogador profissional de basquetebol greco-nigeriano que atualmente joga pelo Milwaukee Bucks da National Basketball Association (NBA). 

Na temporada de 2016-17, ele liderou os Bucks em todas as cinco principais categorias estatísticas e se tornou o primeiro jogador na história da NBA a terminar uma temporada regular no top 20 em todas as cinco principais estatísticas: pontos, rebotes, assistências, roubos e bloqueios. Ele recebeu o prêmio de MIP da NBA em 2017 e foi o MVP da NBA de forma consecutiva, em 2019 e 2020, onde também venceu o DPOY, se juntando a Michael Jordan e Hakeem Olajuwon como os únicos jogadores na história da NBA a vencer o prêmio de MVP e também de melhor jogador defensivo na mesma temporada. Em 2021, Antetokounmpo ajudou a levar o Bucks para seu primeiro campeonato desde 1971 e foi nomeado MVP das Finais.