Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 06 de outubro – Nascimento de Ulysses Guimarães e segundo título mundial de Emerson Fittipaldi

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

1888 – Nascia Roland Garros, pioneiro da aviação na França – Ele ficou famoso por ter realizado a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, no dia 23 de setembro de 1913, apesar de um motor ter falhado sobre a Córsega. Roland Garros teve uma breve passagem pelo Brasil, onde ensinou pilotagem em São Paulo. Em homenagem ao piloto, o nome Roland Garros foi dado ao prestigiado torneio de tênis que acontece anualmente em Paris.

1916 – Nascia o político Ulysses Guimarães – Ele ficou conhecido pela luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, incluindo a campanha das Diretas Já. No dia 12 de outubro de 1992, Ulysses, a esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes e esposa e o piloto, morreram em uma queda de helicóptero, próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Apenas o corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

1927 – O filme O Cantor de Jazz, primeiro longa falado da história, estreava em Nova York – A partir daí os filmes mudos passaram a ser totalmente substituídos pelos filmes falados ou talkies, que se tornaram a grande novidade. Al Jolson foi o ator principal do filme e o primeiro a falar e cantar num filme, com sua voz gravada em banda sonora sincronizada.

1974 – Emerson Fittipaldi se tornava campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez – Ele se consagrou um dos momentos mais importantes da carreira do piloto Emerson Fittipaldi com a conquista do seu segundo título mundial de Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele garantiu o troféu de melhor piloto do mundo com o quarto lugar no GP dos Estados Unidos, prova vencida pelo argentino José Carlos Pace.

1990 – Lançamento do videogame Game Gear no Japão – É um console de videogame portátil, de 8 bits, desenvolvido e produzido pela Sega.  Fazia parte da denominada 4ª geração de consoles e surgiu em resposta ao portátil da Nintendo, o Game Boy, também tinha como concorrentes o Atari Lynx e o TurboExpress. O console foi descontinuado no Brasil e a Coreia do Sul de 1995.

2008 – Morria, aos 54 anos, o locutor gaúcho Mário Mazeron – Atuou como narrador de turfe e futebol, nas rádios Itaí, Gaúcha, Pampa e Guaíba. Desde meados da década de 90 fazia o “Jornal da Noite”, que apresentou desde seu início. Mazeron, há 19 anos na Guaíba, atuou ainda no Correio do Povo e era responsável pelos programas de música clássica da Guaíba FM, onde fazia diversas locuções.

Que dia é hoje?

Dia do Tecnólogo

Dia Nacional do Circulista

Dia do prefeito

Aniversariantes

Kayky Brito – 33 anos – Kayky Fernandes de Brito é um ator brasileiro, irmão da também atriz Sthefany Brito. De 2012 a 2017 morou em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estudou cinema e iniciou a carreira em filmes estrangeiros, retornando ao Brasil apenas esporadicamente para trabalhos temporários. Ele começou sua carreira na telenovela infantil Chiquititas e posteriormente atuou em novelas como Passione, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, entre outras.

Valesca Popozuda – 43 anos – Valesca Reis Santos é uma cantora, dançarina e empresária brasileira. Foi vocalista do grupo feminino Gaiola das Popozudas entre 2000 e 2012, sendo uma das responsáveis por disseminar o funk carioca no Brasil. Em 2012 saiu em carreira solo e, no ano seguinte, lançou a canção “Beijinho no Ombro”. Valesca é considerada a “Rainha do Funk”.

Fernando Scherer – 47 anos – o Xuxa, é um ex-atleta brasileiro de natação. Teve importante participação na história brasileira desse esporte, se especializando nas provas de 50 metros livre e 100 metros livre. Entre suas principais conquistas estão duas medalhas olímpicas, dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e alguns recordes.

Romero Britto – 58 anos – É um pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos. Considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas, já pintou quadros para personalidades como Michael Jackson, Madonna e Arnold Schwarzenegger. Também produziu telas para nomes como Dilma Rousseff, Bill Clinton, e a convite do príncipe Charles jantou no Palácio de Buckingham. Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Ele foi alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária da vodca sueca Absolut.