Search
CULTURA

Hoje na história – 08 de novembro – Inauguração do Louvre e descoberta do Raio X

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 08 de novembro – Inauguração do Louvre e descoberta do Raio X
Foto: Divulgação/Pixabay

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 06 de novembro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

1793 – Inauguração do Museu do Louvre, em Paris – é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Localizado na margem direita do rio Sena, tem aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, em uma área de 72.735 metros quadrados.

1847 – Nasce Bram Stoker, autor do livro Drácula – No dia 8 de novembro de 1847 nascia em Clontarf, Dublin, na Irlanda, Bram Stoker, autor do romance de terror “Drácula”, publicado em 1897. Ícone da cultura pop, o vilão é destaque em centenas de filmes, livros, peças de teatro e outras formas de entretenimento.

1895 – É descoberto acidentalmente que raios X servem como ferramenta vital no diagnóstico e tratamento de doenças – Foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem detectou pela primeira vez os raios X, que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade científica da época, a respeito da natureza dessa radiação. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes.

1934 – Morre no Rio de Janeiro o cientista Carlos Chagas, médico e sanitarista que descobriu o protozoário causador da Doença de Chagas – biólogo, médico sanitarista, infectologista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas

1939 – Hitler sobrevive à tentativa de assassinato – Uma bomba explodia um um pilar, atrás do palanque, onde Adolf Hitler havia recém terminado um discurso, em Munique. A bomba explodiu 12 minutos depois que Hitler terminou de falar. O líder nazista não se machucou, mas 7 pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas.

1960 – John F. Kennedy vence por mínima diferença de votos o seu rival Richard Nixon, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos – Kennedy derrotou Richard Nixon, em uma das eleições presidenciais mais apertadas do século XX. No voto popular nacional, Kennedy venceu com 49,7% dos votos contra 49,5% do concorrente, enquanto no Colégio Eleitoral ganhou com 303 votos contra 219 (269 eram necessários para vencer).

2013 — O tufão Haiyan, um dos ciclones tropicais mais fortes já registrados, atinge a região de Visayas, nas Filipinas. A tempestade deixou pelo menos 6 340 pessoas mortas, e mais de 1 000 desaparecidas.

2020 — Cantora Vanusa morre aos 73 anos — A cantora Vanusa morreu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos (SP). De acordo com a família, a causa da morte foi uma insuficiência respiratória. Alguns dias antes ela havia recebido alta de um hospital após ter sido internada uma pneumonia.

Datas Hoje na história

  • Dia do Radiologista
  • Dia Mundial do Urbanismo

Aniversariantes Hoje na história

Herson Capri – 73 anos – é um ator brasileiro. Ele começou a carreira fazendo teatro na PUC de São Paulo enquanto cursava economia na USP.

É conhecido por diversos papéis importantes na TV Globo, atuando em atrações como Tieta, Tropicaliente e Cobras e Lagartos.

Luís Fabiano – 44 anos – ex jogador de futebol, atuava como centroavante. Atuou com destaque no São Paulo FC, onde ocupa a terceira colocação entre os maiores artilheiros da história do clube, com 212 gols marcados em suas duas passagens.

É também o maior artilheiro do clube em edições do Campeonato Brasileiro com a marca de 103 gols, e da Copa do Brasil, com 23 gols em 24 jogos, até o presente. Luís Fabiano ainda é o quinto maior artilheiro da história do clube espanhol Sevilla, com 109 gols.

Tags: Cultura, hoje na historia