Search
Hoje na História

Hoje na História – 1 de Agosto – Começa a Primeira Guerra Mundial

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História – 1 de Agosto – Começa a Primeira Guerra Mundial. Foto: Divulgação/Internet
Hoje na História – 1 de Agosto – Começa a Primeira Guerra Mundial. Foto: Divulgação/Internet

Hoje na História traz nesta quinta-feira (01), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 01 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1914, quando começou a Primeira Guerra Mundial.

No dia 1 de agosto de 1914, com a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro contra à Sérvia, após a morte do herdeiro do império, o arqueduque Francisco Ferdinando, a Rússia e a Alemanha fizeram o mesmo, dando início a Primeira Guerra Mundial. Sem precedentes em relação à quantidade de vidas perdidas e territórios destruídos, esse foi o primeiro conflito entre países à nível mundial, com o envolvimento de diversas nações. A estimativa é de que mais de 20 milhões de pessoas foram mortas, entre civis e soldados, e deixando a Europa completamente devastada.

1834 – Império Britânico decreta fim da escravidão com exceções

Através do “Ato de Abolição da Escravidão”, em 1º de agosto de 1834, o Império Britânico abolia oficialmente a escravidão nas suas colônias, contudo a lei continha as suas brechas. No documento não constavam os territórios da Companhia das Índias Orientais, Ilhas de Santa Helena e Ceilão, que veio apenas em 1843. De acordo com o ato, eram apenas pessoas livres os escravos com idade inferior a 6 anos, quem estivesse acima desta idade era considerado “aprendiz”. O processo de abolição foi feito em duas etapas, além de prover uma compensação aos proprietários de escravos, com dinheiro ou bens comerciais. Ao finalizar o processo, os britânicos foram incisivos para que todos os outros países decretassem a abolição da escravidão.

1914 – Começa a Primeira Guerra Mundial

Com o assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, o arqueduque Francisco Ferdinando, pelo sérvio-bósnio Gavrilo Princip, em Saravejo, a Primeira Guerra Mundial foi declarada em 1º de agosto de 1914. Antes do assassinato, a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam com as relações abaladas, podendo um declarar guerra ao outro a qualquer momento. Tendo a Rússia como grande apoiadora, os austro-húngaros adiaram a declaração até conquistarem a confirmação de apoio do Kaiser Guilherme II da Alemanha, que enviou um ultimato aos sérvios. Com essa atitude, a Alemanha informou à Rússia que se eles continuassem apoiando ataques aos austro-húngaros com a Sérvia, a guerra iria se estender à eles. Com apoio da França e Reino Unido, a Rússia formou a Tríplice Entente, declarando guerra contra a Alemanha no dia seguinte, dia 2 de agosto.

A guerra teve grande apoio da população europeia, que acreditava que os conflitos iriam se resolver em alguns meses. Porém, com a invasão da Bélgica, mais de um milhão de soldados europeus morreram em campos de batalha espalhados pelo continente, apenas no ano de 1914. A Grande Guerra só chegou ao fim em 1918, após quatro anos de conflito, com mais de 20 milhões de mortos, entre soldados e civis, além da grande destruição de vários países da Europa.

1941 – Nasce o cantor Ney Matogrosso

Ney de Souza Pereira, mais conhecido pelo seu nome artístico, Ney Matogrosso, nasceu em Bela Vista (MG), no dia 1º de agosto de 1941. Integrando o grupo Secos & Molhados até o anos de 1974, Ney começou a sua carreira solo no ano seguinte, com o álbum ‘Água do Céu Pássaro’. Conhecido por suas apresentações impactantes e marcadas por uma maquiagem forte e figurino exótico, o cantor já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Cazuza e Rita Lee.

Ney Matogrosso em uma de suas apresentações. Foto: Divulgação/Internet
Ney Matogrosso em uma de suas apresentações. Foto: Divulgação/Internet

1993 – Cruzeiro Real é adotado como nova moeda do Brasil

Implementada em 1º de agosto de 1993, o Cruzeiro Real se tornou o novo padrão monetário do Brasil. Devido as altas taxas de inflação durante o ano de 1993, o governo de Itamar Franco editou uma medida provisória que determinava o Cruzeiro Real equivalente a mil Cruzeiros (moeda anterior). O Cruzeiro Real permaneceu em circulação até o dia 30 de junho de 1994.

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Mundial da Amamentação

Aniversariantes Hoje na História

Jason Momoa: 44 anos, é um ator estadunidense. Nascido no Havaí, Momoa atingiu fama internacional ao ser escalado como o personagem ‘Aquaman’, que arrecadou 1 bilhão de dólares de bilheteria no seu filme solo.

Felipe Camargo: 63 anos, é um ator brasileiro. Na televisão desde os anos 1980, Camargo se tornou um dos grandes rostos da TV Globo em obras como “Anos Dourados”, “Mandala”, “Alma Gêmea”, entre outras.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Cruzeiro Real, hoje na historia, Império Britânico, Ney Matogrosso, Primeira Guerra Mundial