Search
Zap zap

Hoje na história – 10 de abril – Primeira e única viagem do Titanic

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 10 de abril ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Hoje na história - 10 de abril - Primeira e única viagem do Titanic
Hoje na história - 10 de abril - Primeira e única viagem do Titanic. Foto: Wikimedia Commons

1912 – Primeira e única viagem do Titanic. O Titanic, o navio mais seguro que já houvera sido construído, sai de Southampton, Inglaterra para sua primeira e trágica viagem. Que acaba em 15 de abril após se chocar com um iceberg.

1954 – Morre Auguste Lumiére, francês, inventor do cinematógrafo. Na descrição dos próprios inventores, tal aparelho permitia registar uma série de fotos em sequência, criando a ilusão do movimento que durante um certo tempo ocorre diante de uma lente fotográfica e depois reproduzir esse movimento, projetando as imagens animadas sobre uma tela ou parede.

1970 — Paul McCartney anunciava que estava deixando os Beatles. Paul McCartney anunciou sua saída dos Beatles, citando razões pessoais e profissionais que o levaram a tomar essa decisão histórica. A notícia marcou o fim de uma das bandas mais icônicas da música, deixando fãs em todo o mundo em choque e dando início a novas trajetórias para cada um dos integrantes.

1991 — Uma rara tempestade tropical foi primeira a ser documentada por satélites. Uma rara tempestade tropical se formou no Oceano Atlântico Sul, nas proximidades de Angola, marcando um evento significativo, pois é a primeira vez que esse fenômeno é documentado por satélites na região. A ocorrência destaca as mudanças climáticas e a necessidade de monitoramento contínuo das condições atmosféricas em áreas menos estudadas.

2001 – A Holanda tornava-se o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia, sob certas condicões, como a morte cerebral confirmada. A Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. No Brasil, a eutanásia é ilegal e considerada antiética pelo código de medicina, aqui, somente é aceita a ortotanásia que seria o processo de tratar os sintomas de uma doença – ainda que ela seja terminal – para melhorar a qualidade de vida. A ortotanásia seria deixar morrer, enquanto a eutanásia seria fazer morrer.

2010 — Um avião da Força Aérea Polonesa cai na Rússia. Um avião Tupolev Tu-154 da Força Aérea Polonesa caiu perto de Smolensk, na Rússia, resultando na morte de 96 pessoas, incluindo o presidente polonês Lech Kaczynski e vários altos funcionários do governo. A tragédia abalou a Polônia e teve um impacto profundo na política e na sociedade do país, gerando luto nacional e reflexões sobre segurança e relações internacionais.

2019 – A primeira captura de imagem do horizonte de eventos de um buraco negro e Homo luzonensis. O projeto Event Horizon Telescope fez história ao capturar a primeira imagem do horizonte de eventos de um buraco negro, proporcionando evidências visuais da existência dessas estruturas cósmicas fascinantes. Além disso, pesquisadores identificaram o Homo luzonensis como uma nova espécie do gênero Homo, ampliando nosso entendimento sobre a diversidade humana e a evolução.

Que dia é hoje na história?

  • Dia do sobrinho
  • Dia da engenharia
  • Dia da engenharia militar
  • Dia do engenheiro do exército
  • Aniversário de Riozinho, Rio Grande do Sul

Aniversariantes do dia:

Cecília Lemes – 65 anos – Cecília Lemes de Bortoli é uma atriz e dubladora brasileira. É conhecida por ser a segunda voz a personagem Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) no seriado Chaves.

Steven Seagal – 73 anos – Steven Frederic Seagal é um ator, produtor, roteirista, artista marcial e músico estadunidense. Além de seus trabalhos no cinema, Seagal também é cantor e guitarrista, tendo lançado dois álbuns musicais. Ele que é mestre de aikido, estrelou em vários filmes de artes marciais. E obteve grande popularidade quando vários de seus filmes, dentre eles “Dificil de Matar” se tornaram sucessos de bilheteria, entre outros filmes.

 Ricardo Macchi – 55 anos – Ricardo Macchi é um ator e produtor cultural brasileiro. Sindicalizado como artista em 1987. Fez seu primeiro comercial de televisão com 15 anos de idade. Trabalhou no mercado nacional e internacional, modelo da agência Italy Models Milão, fez diversas campanhas internacionais. Porém, alcançou fama nacional no papel do cigano Igor na telenovela Explode Coração (1995) pela Rede Globo. Ricardo namorou a atriz Ellen Roche por oito anos e concorreu a uma vaga de deputado federal em 2014, mas não foi eleito.

Roberto Carlos – 52 anos Roberto Carlos da Silva Rocha é um ex-futebolista brasileiro que atuava como lateral-esquerdo. É considerado por alguns como o melhor de sua geração na posição, e também o lateral-esquerdo mais ofensivo da história. Conquistou ao longo de sua carreira uma história pela Seleção Brasileira, sendo titular absoluto na lateral-esquerda durante as Copas do Mundo FIFA de 1998, 2002 (quando fez parte do elenco pentacampeão mundial) e de 2006.

Haley Joel Osment – 37 anos – Jovem ator americano, concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2000 por “O Sexto Sentido”. Contracenou com Bruce Willis, interpretando o garoto Cole, imortalizou a frase “Eu vejo gente morta”. Por esse filme, Haley tornou-se o 8º ator mais jovem a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Tags: 10 de abril, hoje na historia, zap zap