Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 10 de janeiro – Encerramento da Primeira Guerra Mundial e morte de David Bowie

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

1920 — Encerrada oficialmente a Primeira Guerra Mundial com a entrada em vigor do Tratado de Versalhes.O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e quefizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

1932 – Registrado e publicado pela primeira vez o desenho do Mickey Mouse. Criado por Walt Disney, hoje o personagem é a “cara” da marca em todo o mundo.

1971 – Morria aos 87 anos, a estilista francesa Coco Chanel. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX. A Chanel, empresa fundada por ela, é especializada em alta-costura, bens de luxo e acessórios de moda. É considerada a 5ª marca mais valiosa da França.

1973 – Era realizado pela primeira vez, o Festival de Cinema de Gramado. O evento é, hoje, um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

2016 – Morreu o cantor David Bowie. Três dias antes o artista havia comemorado seu aniversário de 69 anos com o lançamento do álbum Blackstar, o último trabalho da carreira. Ele lutava contra um câncer há um ano e meio.

Datas

Dia de São Gonçalo de Amarante

Aniversariantes do dia

César Cielo  – 36 anos – campeão olímpico dos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, onde também conquistou uma medalha de bronze nos 100 metros livre, campeão mundial dos 100 metros livre em Roma 2009, e tricampeão mundial dos 50 metros livre em Roma 2009, Xangai 2011 e em Barcelona 2013, recordista mundial de ambas as provas. Ganhou três medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.

Salgadinho – 53 anos – é um compositor e cantor brasileiro, ex integrante do grupo Katinguelê.

Compôs alguns dos principais sucessos comerciais do pagode na década de 1990, como “No compasso do criador”, “Inaraí”, “Recado a Minha Amada”, “Um Doce Sabor”, “Cilada”, “Corpo Lúcido”, “Pra gente matar a saudade”, entre outros.

Em 2001, Salgadinho saiu do Katinguelê para se dedicar a uma carreira solo. Ele chegou a voltar ao seu antigo grupo por um breve período entre 2008 e 2010, mas logo retomou se projeto solo.