O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 10 de novembro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
1483 – Nascia Martinho Lutero. Ele foi um teólogo, frade católico agostiniano, reformador religioso, e em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada luteranismo e influenciou as demais tradições protestantes. Sua exortação para que a Igreja regressasse aos ensinamentos da Bíblia impulsionou a transformação do cristianismo e provocou a Contra Reforma.
1937 – Getúlio Vargas instaurava o Estado Novo no Brasil. Neste dia, Getúlio declarava em pronunciamento à nação pelo rádio, que o Brasil estava sob um novo regime de governo, o Estado Novo. A chegada de Getúlio ao poder também foi por meio de um golpe e, praticamente, não houve reação contrária. Na época, o ambiente político brasileiro era bastante delicado.
1961 – Publicado livro Catch-22 (Ardil-22), que batizou a expressão “sinuca de bico” em inglês. O livro, chamado Catch-22, do autor Joseph Heller, contra de uma maneira satírica e absurda a história de pilotos de aviões norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O nome do livro virou uma expressão na língua inglesa que pode ser traduzida para o português como “sinuca de bico”, “beco sem saída”, ou “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”.
1969 – Estreia a série infantil Vila Sésamo – Num dia como hoje, nos Estados Unidos, estreou Vila Sésamo (Sesame Street, em inglês), uma famosa série de televisão educativa e pioneira na abordagem midiática da educação pré-escolar, protagonizada pelos fantoches agora mais conhecidos como Muppets. No início da década de 70 a TV Globo junto a TV cultura lançaram uma versão brasileira protagonizada por Sônia Braga.
1983 – Windows era apresentado pela primeira vez. Bill Gates apresentava ao mundo o que se tornaria o Windows 1.0. O produto, inicialmente, era um “gerenciador de interface” do MS-DOS, que facilitava seu uso em computadores pessoais. Em novembro de 1985, o Windows 1.0 foi lançado. O programa tinha um editor de texto, editor de imagem, calendário, relógio, e área de transferência. Era o começo de um império e de uma mudança profunda da informática e sua popularização, em que o Windows dominaria entre 80% e 90% do mercado de softwares para computadores.
2009 – Apagão deixava 90 milhões sem energia elétrica no Brasil. Pouco depois das 22h do dia 10 de novembro de 2009 um apagão deixou em torno de 90 milhões de pessoas sem energia elétrica no Brasil. Quatro estados ficaram completamente sem fornecimento de energia e outros 14 foram parcialmente atingidos por uma falha de três linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu. No Paraguai, 90% do território do país foi afetado.
Que dia é hoje na história?
- Dia do Trigo – Brasil
- Dia da indústria automobilística
- Dia Nacional da Surdez
- Dia do Médico Intensivista
Aniversariantes do dia
Diplo – 46anos – é um DJ e produtor musical norte-americano que mistura em seus sets e produções, influências de moombahton, trap, dancehall, electro house e reggaeton. Diplo é membro das bandas eletrônicas Major Lazer, formada por Diplo, Jillionaire e Walshy Fire; Jack Ü, dupla formada com Skrillex; LSD, formada com Labrinth e Sai.
Marcelo Tas – 65 anos – Marcelo Tristão Athayde de Souza é um apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor. Ficou conhecido nacionalmente após apresentar o programa CQC. Tas ficou também conhecido como “Cabeça Branca” no ano de 1987 ao participar dos programas “Video Show”, na TV Globo, “Vitrine” na TV Cultura e “Saca-Rolha”, na Rede 21. Atualmente o comunicador apresenta semanalmente o programa Provoca na TV Cultura, versão contemporânea do extinto Provocações, apresentado por Antônio Abujanrra.
Myrian Pinto Rios – 66 anos – é uma atriz, apresentadora de televisão, ex-cantora e política brasileira. Ex-esposa do cantor Roberto Carlos, foi um relacionamento que se prolongou por cerca de 10 anos. A atriz fez papéis notáveis nas novelas Escrava Isaura, Bambolê, Tititi, O Clone e as Aventuras de Poliana.