Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_19962_foto_1.jpg

1831 – Charles Darwin partia para épica viagem a bordo do HMS Beagle. Darwin havia sido convidado para a viagem em agosto daquele mesmo ano e, de início, seu pai pensou que o filho iria perder tempo a bordo de uma expedição para mapear a América do Sul. Contudo, ele foi persuadido pelo cunhado, Josiah Wedgwood, a concordar e também patrocinar a viagem de Charles Darwin. A expedição pelo mundo deveria durar dois anos, mas levou cinco, encerrando-se em outubro de 1936, após cruzar o globo terrestre. Este tempo foi suficiente para estabelecer Darwin também como um eminente geólogo. Mais importante do que isso, a viagem no HMS Beagle proporcionou a Darwin a chance de fundamentar na prática a sua teoria das espécies e publicar seu impactante livro sobre o assunto em 1858. Darwin usou evidências convincentes para elaborar suas ideias sobre a evolução, superando a rejeição científica dos conceitos anteriores de transmutação de espécies. Na década de 1870, a comunidade científica e grande parte do público em geral já aceitavam a evolução como um fato.

1834 – Morria em Londres o escritor inglês Charles Lamb. Ele estreou na literatura em 1797 com o livro “Poemas em Verso Branco”, publicado em colaboração com amigos. Além dos seus livros, um outro fato chama atenção na sua vida. Em 1796, uma súbita loucura atacou sua irmã Mary, que matou a própria mãe. Charles não deixou que ela fosse para o manicômio e dedicou sua vida para a recuperação da irmã. Ela, assim, que possível, o ajudava com obras infantis. Mary sobreviveu durante mais 13 anos.

1939 – O Departamento de Imprensa e Propaganda, encarregado de censurar o meios de comunicação, era criado por Getúlio Vargas durante o Estado Novo. O DIP tinha como principal objetivo disseminar as ideias do Governo ditatorial de Vargas iniciado em 1937 com o Estado Novo. Para efetiva propagação dos ideais nacionalistas o DIP detinha o controle de várias centrais de divulgação, controlando e censurando os conteúdos nos meios da radiodifusão, do teatro, do turismo, da imprensa e do cinema.

2016 – Morria a atriz Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. Se consagrou pelo papel da Princesa Leia na franquia Star Wars, morreu aos 60 anos em 27 de dezembro de 2016. A artista havia sofrido um ataque cardíaco enquanto estava a bordo de um avião que viajava de Londres para Los Angeles três dias antes. Ela foi levada para o hospital, onde ficou internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo, mas não resistiu.