Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 12 de janeiro – Mortes de Agatha Christie e Maurice Gibb, do Bee Gees

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

1861 — Era fundada a Caixa Econômica da Corte pelo imperador Pedro II do Brasil. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Hoje chamada de Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, é o maior banco público da América Latina com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia.

1976 – Morria, aos 85 anos a escritora britânica Agatha Christie. Autora de 80 romances policiais, ela é a mais conhecida internacionalmente e uma das mais vendidas em todos os gêneros, perdendo apenas para William Shakespeare. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime”. Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos.

2001 – Morria, aos 73 anos, Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, considerado o criador da volta olímpica. Conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição.

2003 – Morria o cantor Maurice Gibb, integrante do grupo Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos. Maurice Ernest Gibb foi um cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, tecladista, multi-instrumentista britânico. Ele morreu devido complicações de uma cirurgia de obstrução intestinal.

2011 — Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, causando o maior desastre climático da história do Brasil, com 916 mortes. A tragédia foi considerada como o maior desastre climático da história do país, superando os 463 mortos do temporal que atingiu o município paulista de Caraguatatuba, em 1967. No entanto, a maior tragédia natural da história do Brasil ainda é a grande inundação ocorrida na Serra das Araras, em janeiro de 1967, que, entre mortos e desaparecidos, vitimou cerca de 1 700 pessoas.

 

Que dia é hoje?

Dia do Empresário Contábil

 

Aniversariantes

Nando Reis – 60 anos – José Fernando Gomes dos Reis é um baixista, cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo. Chegou a cursar matemática na Universidade Federal de São Carlos por um ano, antes de desistir para dar atenção total aos Titãs. Foi membro da banda Titãs entre 1982 e 2002. Namorou a cantora Marisa Monte no início dos anos 1990.

Carlos Villagrán – 79 anos – Carlos Villagrán Eslava é um ator humorístico mexicano, mundialmente famoso por ter interpretado o garoto Quico, no seriado Chaves. Em 1979, ele deixou o seriado e tentou fazer uma carreira solo com o Quico, mas esta não foi tão exitosa. Após alguns insucessos na televisão, passou a fazer shows com o personagem e assim permaneceu por praticamente toda a sua carreira.

Em 2013 foi nomeado embaixador em Porto Alegre, uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Em 1º de junho de 2018, Villagran anunciou que pararia definitivamente de interpretar o personagem Quico para trabalhar em outros projetos.

Zayn – 30 anos – Zayn Javadd Malik é um cantor e compositor britânico. Ele ganhou proeminência no mercado musical após ter integrado a boy band One Direction com outros quatro cantores, que conheceu quando competia no programa de televisão The X Factor, em 2010. Embora tenham terminado em terceiro lugar, o grupo prontamente assinou um contrato discográfico com a Sony BMG Music Entertainment. Malik é muçulmano, tendo sofrido bastante discriminação em redes sociais pela sua religião.