Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

Hoje na História – 12 de julho – Nasce o tradicionalista Paixão Côrtes

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História – 12 de julho – Nasce o tradicionalista Paixão Côrtes
Foto: Wkimidia Commons

O Hoje na História traz nesta sexta-feira (12) eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 12 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1927, quando nasceu João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes. O folclorista, foi um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

 

1888 – Se dava início a concessão de operações da Companhia Doca de Santos. A empresa foi uma iniciativa de um grupo liderado pelos empresários Eduardo Guinle e Cândido Gafrée. Por meio de uma concorrência, eles conquistaram o direito de construir e explorar o cais da cidade do litoral paulista por 90 anos. Nos seus anos iniciais, além de ser responsável pela operação e construção do cais, a empresa também se preocupava com o saneamento da região portuária. Na época, o local enfrentava um surto de doenças infectocontagiosas, que matou muitos dos operários que trabalhavam lá. A Docas ainda construiu a Usina Hidrelétrica de Itatinga, responsável pelo fornecimento de eletricidade ao Porto e à cidade de Santos. Depois do fim da concessão, em 1980, a administração do Porto passou para a estatal Companhia Docas do Estado de São Paulo. Em 1999, a Docas transferiu seu controle para a iniciativa privada.

1927 – Nascia o tradicionalista Paixão Côrtes. Símbolo da capital, a estátua do Laçador foi inspirada no fundador do movimento tradicionalista no Estado. No rádio, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes foi produtor de programas regionalistas na Rádio Gaúcha nas décadas de 1950 e 1960. Paixão fundou o CTG 35, o primeiro centro de tradições do Estado. Ele morreu no ano passado, aos 91 anos, devido a idade avançada e também a problemas pós cirúrgicos ocasionados por uma fratura no fêmur.

1949 – Frederic Durán criava o primeiro banco de sangue. Foi o inventor desse sistema pioneiro e moderno para a transfusão e a conservação do plasma sanguíneo. Não havia maquinário nem tecnologia avançada, mas já estava preocupado com a esterilização, o sistema de lacre, a dosagem correta, a temperatura de armazenamento e a oxigenação dos glóbulos vermelhos, por isso sempre tentava trabalhar com o conceito de qualidade em todas as fases do processo.

1962 – A banda Rolling Stones fazia sua primeira apresentação. O show foi realizado no Marquee Club de Londres. Naquela noite de verão em 1962, os Rolling Stones tinham Jagger nos vocais, os guitarristas Brian Jones e Keith Richards, o pianista Ian Stewart e o baixista Dick Taylor. O baterista que tocou é tema de debate; alguns fãs alegam que era o baterista do começo, Tony Chapman, mas Richards insistiu em seu livro de memórias que era o amigo Mick Avory. Os Rolling Stones são um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da história e já venderam mais de 240 milhões de álbuns no mundo inteiro.

1982 – O filme E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, quebrava o recorde de bilheteria ultrapassando os 100 milhões de dólares em vendas nos primeiros 31 dias de exibição. É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, sendo o segundo filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares depois de Star Wars. Foi a maior bilheteria da história do cinema por onze anos até ser derrubado por Jurassic Park (outro filme de Spielberg) em 1993.

1998 – O Brasil perdia a Copa da França por 3 x 0 para o time da casa. O técnico Zagallo é acusado por colocar o atacante Ronaldo em campo mesmo depois de o Fenômeno ter sofrido uma convulsão na concentração. Antes de chegar à final, o Brasil havia feito um campeonato empolgante e confirmado a sua condição de favorito. Antes de chegar à final, o Brasil fez um campeonato empolgante e confirmou a sua condição de favorito.

2013 – A ONU declarava o Dia de Malala (Malala Day), em homenagem à garota paquistanesa Malala Yousafzai, sobrevivente de um atentado após levar um tiro na cabeça de um extremista Talibã. Ela conduziu um discurso na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos EUA. No dia, Malala também comemorava o seu 16o. aniversário. O discurso da garota na sede da ONU foi sua primeira aparição pública desde o atentado que sofreu. Malala foi atingida por um extremista com um tiro na cabeça na tarde do dia 9 de outubro de 2012. Um homem armado entrou num ônibus escolar e atirou em Malala, no norte do Paquistão, no distrito do Swat.

 

Datas – Hoje na História

  • Dia do Engenheiro Florestal.
  • Dia Nacional do Funk

Aniversariantes – Hoje na História

Bill Cosby – 87 anos – Foi um ex-ator e comediante estadunidense. Cosby foi acusado por inúmeras mulheres por crimes como estupro, agressão, distribuição de Boa noite, Cinderela, assédio sexual e abuso sexual de menores. As datas das acusações variam entre 1965 e 2018.[1][2] Foi considerado culpado por pelo menos três incidentes de assédio sexual gravíssimo, condenado a 10 anos de prisão, iniciada em 2018 numa penitenciaria estadual na Pensilvânia. Em julho de 2021, a Suprema Corte da Pensilvânia anulou a sentença por vários erros na validação das acusações pela promotoria. O comediante foi libertado assim que oficializada a nova sentença da corte suprema.

Eric Adams – 72 anos – é um cantor estadunidense, vocalista da banda de heavy metal Manowar. Nascido numa família de origem italiana, Eric Adams, nasceu em 1952 com o nome Louis Marullo. Começou a cantar aos 8 anos de idade no coral de uma igreja. Sua primeira banda se chamava “The Kidz”, e era formada por ele e mais 3 garotos de Auburn, lançando, em 1965, um EP chamado Meet The Kidz. Nos anos 70, Eric participou na banda “The Harlequins”, e com eles também gravou um single.

Eric, fora do Manowar, fez o DVD “Aventuras na Vida Selvagem” (Wild Life and Wild Times), que é sobre caça e pesca de animais selvagens.[3] Adams é também profissional com o arco-e-flecha.

Tags: hoje na historia