Search
[adsforwp-group id="156022"]
Cultura

Hoje na História – 13 de junho – Criado o Serviço Nacional de Informações no Brasil

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: [Domínio público], via Wikimedia Commons
Foto: [Domínio público], via Wikimedia Commons

1808 – Criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies. A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, que possui 600 mil amostras desidratadas.

 

1964 – Criado o Serviço Nacional de Informações no Brasil. Foi criado pela lei nº 4.341

em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e exterior. Em função de sua criação, foram absorvidos o Serviço Federal de Informações e Contrainformação (SFICI-1958) e a Junta Coordenadora de Informações (JCI-1959). O SNI funcionava como um órgão de espionagem da ditadura. Na Comissão da Verdade de 2018, a UFSC revelou que a mesma montou a AESI (Assessoria de Segurança e Informação) dentro da universidade para espionar alunos e professores e repassar as informações ao SNI. Sua extinção se deu pelo presidente Fernando Collor.

 

2002 – Estados Unidos se retiram do Tratado sobre Mísseis Antibalísticos. Foi um tratado de controle de armas entre os Estados Unidos e a União Soviética sobre a limitação dos sistemas de mísseis antibalísticos (ABM) usados ​​na defesa de áreas contra mísseis balísticos – entregou armas nucleares. De acordo com os termos do tratado, cada parte estava limitada a dois complexos ABM, cada um dos quais deveria ser limitado a 100 mísseis antibalísticos. Assinado em 1972, teve duração de 30 anos. Em 1997, cinco anos após a dissolução da União Soviética, quatro ex-repúblicas soviéticas concordaram com os Estados Unidos em suceder ao papel da URSS no tratado. Em junho de 2002, os Estados Unidos retiraram-se do tratado, levando ao seu encerramento.

Datas Hoje na História

  • Dia de Santo Antônio
  • Dia do Turista
  • Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo

 

Aniversariantes Hoje na História

 

Rita Cadillac – 69 anos – é uma dançarina, cantora e atriz brasileira. Rita é referência de beleza e sensualidade nos anos 1980. Dentre suas atuações mais populares, estão a carreira como dançarina nos programas de televisão de José Abelardo Barbosa, o apresentador Chacrinha, e uma participação no longa-metragem Carandiru, do diretor Hector Babenco, além da carreira musical e de uma curta passagem pela indústria pornográfica.

 

Chris Evans – 42 anos – é um ator estadunidense. Ele começou sua carreira na série de televisão Opposite Sex (2000), e desde então apareceu em vários filmes, sendo mais conhecido por interpretar o Capitão América no Universo Cinematográfico da Marvel. Além disso, apareceu em obras como Not Another Teen Movie, Sunshine, Scott Pilgrim vs. the World, Gifted e Snowpiercer.

Fez seu primeiro trabalho para uma grande audiência como Johnny Storm / Tocha Humana no

filme Quarteto Fantástico (2005) e sua sequência de 2007, papel o qual lhe rendeu uma indicação ao MTV Movie Awards e ao Teen Choice Awards.

Em 2011, alcançou reconhecimento internacional após sua interpretação como Capitão América nos filmes da Marvel. Desde 2016, é um dos atores de maior bilheteria de todos os tempos na América do Norte, com seus filmes fazendo mais de 2,4 bilhões de dólares.

Tags: hoje na historia