Search
CULTURA

Hoje na história – 13 de março – Papa Francisco assume a liderança da Igreja Católica

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Foto: Divulgação/Wikimedia Commons
Foto: Divulgação/Wikimedia Commons

1977 – O programa de humor “Os Trapalhões” estreava na Rede Globo. O quarteto Didi Mocó, Dedé, Mussum e Zacarias ficaria no ar por 30 anos. A produção era transmitida aos domingos, antes do Fantástico. Ao longo do tempo, Os Trapalhões passaram por separações, desentendimentos e reformulações, além das mortes de Zacarias (1990) e Mussum (1994). O humorístico foi extinto definitivamente em 1997.

1992 – Morria, em Salvador (BA), Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Ela foi uma religiosa católica, conhecida por suas obras de caridade e de assistência. Nascida na capital baiana, no dia 26 de maio de 1914, ela chegou a ser indicada ao prêmio Prêmio Nobel da Paz pelo então presidente José Sarney, com o apoio da rainha Sílvia da Suécia. Em 2000, recebeu do papa João Paulo II o título de Serva de Deus. Em maio de 2011, foi beatificada em Salvador.

2013 – O Papa Francisco assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica em 13 de março de 2013. É o 266.º Papa e Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro daquele mesmo ano. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o atual papa nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

2014 – Morria, aos 81 anos, vítima de um câncer, o ator dramaturgo, diretor e escritor brasileiro Paulo Goulart. O ator era casado com a também atriz Nicette Bruno. Paulo Goulart era pai de Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho. Considerado um dos maiores talentos do teatro brasileiro. Goulart deixou sua marca na televisão e no cinema.

2016 — Manifestações contra o governo Dilma ocorrem em todas as capitais e algumas cidades do Brasil. Foram manifestações populares que ocorreram em diversas regiões do Brasil tendo como principais objetivos protestar contra o governo Dilma Rousseff e defender a Operação Lava Jato. Foram vários dias de protestos, porém, neste dia, foi o maior ato político na história do Brasil, superando as Diretas já. Após o impeachment de Dilma Rousseff, as manifestações passaram a se focar apenas na defesa da Lava Jato.

2019 — Em 13 de março de 2019 aconteceu o massacre de Suzano, na região metropolitana de São Paulo. Naquele dia, dois ex-alunos invadiram a Escola Estadual Professor Raul Brasil e mataram cinco estudantes e duas funcionárias da instituição. Antes da ação, a dupla também havia matado um homem, tio de um deles, em um comércio. Após o atentado, um dos autores matou o comparsa e se suicidou em seguida.

 

 

Aniversariantes:

Luan Santana – 33 anos – Luan Rafael Domingos Santana é um cantor e compositor brasileiro. Em 2009, lançou seu álbum de estreia, Tô de Cara,
e chegou ao estrelato com a canção “Meteoro”. Luan já foi um dos artistas mais influentes nas redes sociais, de acordo com a Social 50 da  Billboard, em 2011, ocupando o vigésimo sexto lugar, ao lado de nomes como Coldplay e Britney Spears. O cantor realiza ainda cerca de 30 shows por mês e possui uma fortuna que foi estimada em R$ 300 milhões.

Vampeta – 50 anos – Marcos André Batista Santos é um dirigente esportivo, treinador e ex jogador de futebol brasileiro que atuava como volante. Atualmente, exerce o cargo de presidente do Grêmio Osasco Audax, além de ser comentarista da Rádio Jovem Pan. Seu apelido tem origem nos tempos que jogava no profissional do Vitória. Por, na época, não possuir os dentes da
frente, seus amigos fizeram a junção das palavras “vampiro” e “capeta”.

João Gordo – 60 anos – João Francisco Benedan é um músico, repórter e apresentador de televisão brasileiro. É integrante da banda Ratos de Porão e foi apresentador da MTV Brasil e da Rede Record. Ele é muito lembrado por ter brigado com o ator Dado Dolabella durante uma gravação de seu programa onde ocorreram insultos como “Filhinho de papai”.

Tags: hoje na historia, papa francisco