Search
Hoje na História

Hoje na História – 13 de Setembro – Césio-137 é encontrado em Goiânia

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 13 de Setembro - Césio-137 é encontrado em Goiânia. Foto: Reprodução/Internet
Hoje na História - 13 de Setembro - Césio-137 é encontrado em Goiânia. Foto: Reprodução/Internet

Hoje na História traz nesta sexta-feira (13), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 13 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1987, quando o acidente radiológico com Césio-137 aconteceu em Goiânia.

 

No dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, um acidente radiológico com Césio-137 aconteceu. Após um aparelho utilizado em radioterapia foi encontrado por catadores de um ferro velho local, que desmontaram o aparelho e encontraram uma cápsula com Césio. A cápsula foi aberta e gerou um rastro de contaminação que afetou mais de 112 mil pessoas na cidade. Até hoje, as pessoas contaminadas sofrem com os efeitos da radiação.

 

1940 – Itália invade o Egito 

Em 13 de setembro de 1940, as tropas do ditador Benito Mussolini cruzaram as fronteiras da Líbia para invadir o Egito. As forças italianas ocupavam o território libanês desde 1912 e nos anos 30 Mussolini passou a enviar agricultores e trabalhadores rurais para aliviar as preocupações de superpopulação na Itália. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os facistas buscaram expandir as suas forças para o Egito, porém a presença britânica se tornava um impedimento para o avanço italiano. As tropas de Mussolini conseguiram invadir o Egito, porém, a invasão desencadeou um novo conflito entre os Aliados e o Eixo que durou cerca de três anos no norte africano, que se estenderam até o Marrocos, a Argélia e Tunísia.

 

1987 – Acontece o acidente radioativo de Goiânia com Césio-137 

No dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, um acidente radiológico com Césio-137 aconteceu. Após um aparelho utilizado em radioterapia foi encontrado por catadores de um ferro velho, que desmontaram o aparelho e encontraram uma cápsula com Césio. As peças do aparelho foram repassadas para terceiros, gerando um rastro de contaminação que afetou mais de 112 mil pessoas na cidade. Dentre os sintoma que os contaminados apresentaram foram náuseas, vômitos, tonturas e diarreia. Até hoje, diversas pessoas sofrem com os efeitos da radiação e precisam de tratamentos médicos.

 

1996 – Morre o ícone do hip hop, Tupac Shakur

Aos 25 anos, o cantor Tupac Shakur foi baleado e morreu em 13 de setembro de 1996, em Las Vegas. Anos antes do seu assassinato, Tupac já havia sido vítima de um atentado e ficou gravemente ferido após ser baleado por dois homens no estúdio de gravação onde trabalhava em seu terceiro álbum, “Me Against The World”. Na época, Tupac acusou o produtor Sean “Puff Daddy” Combs e o rapper Notorious B.I.G. pelo crime, que negavam o envolvimento. Dessa forma, famosa rixa entre Costa Leste e Costa Oeste, lideradas por  Tupac e B.I.G.. Em 1996, depois de assistir uma luta de Mike Tyson, o cantor saiu de um hotel em um carro junto de Marian “Suge” Knight, chefe da gravadora Death Row Records, quando um outro carro parou ao lado deles e disparou 12 vezes contra a dupla, dos quais 4 atingiram Tupac. O cantor chegou a passar por uma cirurgia de emergência e haviam chances dele se recuperar, porém ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. O crime da sua morte não foi resolvido até hoje.

 

2013 – Beyoncé leva o funk para o Rock In Rio

A cantora Beyoncé surpreendeu o público do festival ao dançar funk durante a sua apresentação no Rock In Rio, em 13 de setembro de 2013. Próximo ao final do show, a cantora decidiu homenagear o Brasil e incluiu “Passinho do Volante”, de MC Federado e os Lelek’s, que estava fazendo sucesso na época e levou o público ao delírio.

Beyoncé encerrou o seu show no festival ao som de "Passinho do Romano". Foto: Reprodução/Internet
Beyoncé encerrou o seu show no festival ao som de “Passinho do Romano”. Foto: Reprodução/Internet

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Nacional da Cachaça

Aniversariantes Hoje na História

Niall Horan: 30 anos, é um cantor irlandês. Ao participar do programa “The X Factor”, Niall formou parte do grupo britânico One Direction e conquistou diversos prêmios até o final da banda em 2016. Em 2017, o cantor lançou o seu primeiro álbum solo, “Flicker”.

Stella McCartney: 52 anos, é uma estilista de moda britânica. Filha do Beatle Paul McCartney, Stella começou o seu trabalho na moda ainda nos anos 1990 como parte das grifes Gucci e Chloé. Em 2001, a designer lançou a sua própria marca.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Beyoncé, Césio-137, Egito, hoje na historia, Tupac Shakur