Search
Zap Zap

Hoje na história – 15 de janeiro – Fim da ditadura, Brasil volta a ter um presidente civil após 21 anos de regime militar

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 15 de janeiro – Fim da ditadura, Brasil volta a ter um presidente civil após 21 anos de regime militar
Hoje na história – 15 de janeiro – Fim da ditadura, Brasil volta a ter um presidente civil após 21 anos de regime militar. Foto: Reprodução
O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 15 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
1915 – Nasce Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil – No dia 15 de janeiro de 1915 nascia, na cidade de São Paulo, Maria Lenk, pioneira na natação feminina no Brasil e única mulher do país a entrar para o Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, na Flórida. Ela ainda foi a primeira brasileira a competir em jogos olímpicos, Los Angeles, em 1932 – e também a estabelecer recordes mundiais. Atleta do Flamengo, Maria Lenk conquistou ainda muitos títulos para o clube rubro-negro. No início dos anos 40, ela era a única mulher de uma equipe de nadadores sul-americanos que excursionava pelos EUA. Durante sua estadia no país, ela quebrou 12 recordes norte-americanos e também concluiu o curso de Educação Física na Universidade de Springfield. Maria Lenk se aposentou das competições em 1942, ano em que ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
Morre assassinada a ativista Rosa Luxemburgo – No dia 15 de janeiro de 1919 morria assassinada em Berlim, na Alemanha, Rosa Luxemburgo, importante teórica e ativista do socialismo e do comunismo no século 20. Ela tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia (SDKP) e ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Também participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD). Nascida na Polônia no dia 5 de março de 1871, Luxemburgo já participava de movimentos políticos desde muito nova. Em 1889, ela se mudou para Zurique, na Suíça, onde estudou economia, política e direito. Em 1897, ela aceitou um casamento de conveniência com Gustav Lübeck, a fim de obter a cidadania alemã.  Logo após filiar-se ao Partido Social-Democrata da Alemanha, começou a atuar na agitação revolucionária.
Nasce o ativista Martin Luther King Jr. – Em um dia como este, no ano de 1929, nascia em Atlanta, na Georgia, o ativista político e pastor protestante norte-americano Martin Luther King Jr.. Ele ficou conhecido pela sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Por conta de sua luta, recebeu, em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz (foi o mais jovem até então a obter a honraria). Menos de quatro anos depois, King foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso, “Eu Tenho Um Sonho”, foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC. Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país.
Nascimento da Coalizão Socialista-Comunista na Espanha – A Frente Popular foi uma histórica coalizão eleitoral criada no dia 15 de janeiro de 1936 pelos principais partidos de centro esquerda espanhóis. No dia 16 de fevereiro, conseguiram ganhar as últimas eleições democráticas durante a II República, antes do golpe de estado que resultaria na guerra civil espanhola. A coalizão entre socialistas, comunistas e nacionalistas republicanos tinha um programa reformista, como a defesa das reformas sociais do primeiro governo de 1931, que estavam sendo paralisadas ou eliminadas pelo posterior governo conservador. Além disso, floresceu como resposta para pedir a liberação dos presos e submetidos a processo, por responsabilidades nos atos ocorridos durante a Revolução de Astúrias em 1934 e diante do avanço do fascismo de Hitler ou Mussolini na Europa. Nesse momento, também no país vizinho, a França, a Frente Popular Francesa governava.
Fim da ditadura: Brasil volta a ter um presidente civil após 21 anos de regime militar – No dia 15 de janeiro de 1985, o Brasil voltou a ter um presidente civil após longos 21 anos de regime militar. Por uma eleição indireta, o escolhido para o cargo foi Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais e candidato da Aliança Democrática. No pleito, ele venceu o deputado Paulo Maluf, do PDS, por 480 contra 180 de um total de 686 votos do Colégio Eleitoral. Antes de Tancredo Neves, o último presidente civil do país foi João Goulart, deposto em 1964. Apesar de a eleição de Tancredo Neves ter ocorrido de maneira indireta, sua vitória foi considerada fundamental para o processo de redemocratização do país. Contudo, na véspera de sua posse, programada para o dia 15 de março de 1985, Tancredo Neves sofreu uma crise aguda de peritonite e foi para o Hospital de Base de Brasília. Ele ficou internado 38 dias, passou por sete cirurgias e morreu no dia 21 de abril de 1985, sem ter conseguido vestir a faixa presidencial.
É lançada a popular Wikipédia – Hoje é praticamente impossível pensar em pesquisa de artigos na internet sem lembrar da Wikipédia. Este popular projeto de enciclopédia na web era lançado em um dia como este, no ano de 2001, por Jimmy Wales e Larry Sanger. Atualmente sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos, o projeto colaborativo possui mais de 30 milhões de artigos, em 277 idiomas. A Wikipédia diferencia-se da forma tradicional de construção de uma enciclopédia e possui uma grande parcela de conteúdo não acadêmico. Além disso, estudantes são orientados a escrever artigos para a Wikipédia como um exercício de explicar de forma clara e resumida conceitos difíceis para um público leigo. Apesar de sua popularidade, a Wikipédia sofre algumas críticas pela sua confiabilidade e precisão das informações.

Tags: hoje na historia, zap zap