O Hoje na História traz nesta terça-feira (15), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 15 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1969, quando o Congresso Nacional foi reaberto através do AI-16, editado pelos ministros militares da época.
No dia 15 de outubro de 1969, o Congresso Nacional teve a sua reabertura decretada. após 10 meses sem atividades. Através do Ato Institucional nº 5 de 1968, o presidente da Ditadura Militar, Artur da Costa e Silva, determinou que o congresso brasileiro fosse fechado e que diversos outros poderes políticos dos brasileiros também fossem suspensos. Porém, o AI-16, editado pelos ministros militares, determinou a reabertura da casa do poder legislativo para a realização das eleições presidenciais indiretas.
1815 – Napoleão Bonaparte é exilado na ilha de Santa Helena
Napoleão Bonaparte foi preso e exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena, localizada na costa da África, em 15 de outubro de 1815. Entre os anos de 1804 e 1814, Bonaparte foi o imperador da França e conquistou diversos outros países europeus. Ainda no ano de 1815, ele tentou voltar ao seu posto de líder, mas meses depois foi deposto e mandado para a ilha africana. O ex-líder francês morreu em 1821, vítima de um câncer no estômago.
1928 – Dirigível Zeppelin cruza o Atlântico
O dirigível LZ 127 Graf Zeppelin chegou aos Estados Unidos após um voo de longa distância, entre a cidade de Frankfurt, na Alemanha, e Nova York, no dia 15 de outubro de 1928. O Zeppelin de 213 metros de comprimento, transportou aproximadamente 24 passageiros e 36 tripulantes pelo Oceano Atlântico em 112 horas. Depois deste feito, no ano seguinte, o dirigível iria percorrer 33 mil quilômetros em uma missão de dar a volta ao mundo.
1969 – Congresso Nacional é reaberto
O Congresso Nacional teve a sua reabertura decretada. após 10 meses suspenso, em 15 de outubro de 1969. Na época, o Ato Institucional nº 5 de 1968, o presidente da Ditadura Militar, Artur da Costa e Silva, determinou o fechamento do congresso brasileiro e a suspensão total de diversos outros poderes políticos dos brasileiros. Porém, o AI-16, editado pelos ministros militares, determinou a reabertura da casa do poder legislativo para a realização das eleições presidenciais indiretas, onde Emílio Médici foi eleito como o novo presidente militar do Brasil.
1993 – Nelson Mandela e F.W. de Klerk recebem Prêmio Nobel da Paz
Pelas suas atuações na erradicação do apartheid na África do Sul, os ex-presidentes Nelson Mandela e F.W. de Klerk receberam o Prêmio Nobel da Paz, em 15 de outubro de 1993. Preso por 27 anos pelo seu ativismo, Mandela foi libertado da prisão por Klerk e o sucedeu na presidência no país africano em 1994. A transição desses governos marcou o início da democratização e da implementação das políticas de igualdade na África do Sul. Os dois líderes foram reconhecidos internacionalmente por seus esforços para construir uma nova nação.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Professor
Aniversariantes Hoje na História
Rodrigo Lombardi: 48 anos, é um ator e dublador brasileiro. Ao longo dos anos, Lombardi participou de diversas novelas, como “Caminho das Índias”, “Verdades Secretas” e “A Força do Querer”. Rodrigo também é o dublador oficial dos personagens ‘Nick Wilde’ e ‘Príncipe Naveen’ da Disney.
Denise Fraga: 60 anos, é uma atriz brasileira. Estreando no teatro nos anos 1980, Fraga estendeu a sua carreira para o cinema e a TV – onde se popularizou pelos seus personagens cômicos nas séries “O Auto da Compadecida”, “Retrato Falado” e “Fazendo História”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.