O Hoje na História traz nesta sexta-feira (16), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 16 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2008, quando César Cielo conquistou o primeiro ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de Pequim.
No dia 16 de agosto de 2008, o nadador César Cielo ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil em uma prova olímpica de natação. Além de vencer a prova dos 50m livre, Cielo também estabeleceu um novo recorde olímpico na modalidade: 21s30. Ainda nos Jogos de Pequim, o nadador conquistou a medalha de bronze para o país nos 100m livre.
1852 – É fundada a cidade de Teresina, no Piauí
Sendo a única capital nordestina não localizada no litoral, Teresina foi fundada em 16 de agosto de 1852. Nomeada em homenagem a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, Teresina, no Piauí, foi a primeira capital do Brasil a ser especificamente planejada para substituir outra já existente. Com mais de 825 mil habitantes vivendo na cidade, Teresina é considerada a terceira capital mais segura do Brasil, porém, apresenta o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do nordeste.
1977 – Morre Elvis Presley, o rei do rock
Nascido em Tupelo, no Mississipi, Elvis Presley conquistou o público na década de 1950, pela sua voz potente e interpretação marcante e provocativa para os costumes da época. Sendo um dos precursores da ‘rockabilly’ – gênero que mistura o country e o R&B -, Elvis foi o responsável por diversos clássicos do rock, como “Love Me Tender” e “Suspicious Minds”. Além da música, Presley serviu nas forças militares dos Estados Unidos e foi a estrela de diversos musicais de Hollywood. O ‘Rei do Rock’ faleceu repentinamente em sua mansão, Graceland, na cidade de Memphis, em circunstâncias não esclarecidas. Até os dias atuais, Elvis ainda é o recordista mundial em vendas de discos, com mais de 1 bilhão e meio de cópias.
1992 – Manifestantes protestam pela saída de Fernando Collor da presidência
Com os rostos pintados e vestidos de preto, milhares de manifestas foram ás ruas em diversas cidades do Brasil para pedir a renúncia de Fernando Collor, em 16 de agosto de 1992. O movimento conhecido como “caras-pintadas”, marcou o país e intensificou as investigações contra Collor, que estava sendo acusado de corrupção e sendo altamente criticado por adotar medidas econômicas polêmicas, como o ‘Plano Collor’, que confiscou o dinheiro das poupanças em bancos. A Câmara votou pelo impeachment do presidente e no mês de dezembro de 1992, Collor renunciou à presidência da República.
2008 – César Cielo conquista primeiro ouro olímpico na natação
O nadador César Cielo ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil em uma prova olímpica de natação, no dia 16 de agosto de 2008. Além de vencer a prova dos 50m livre, Cielo também estabeleceu um novo recorde olímpico na modalidade: 21s30, que permanece imbatível até hoje. Ainda nos Jogos de Pequim, o nadador conquistou a medalha de bronze para o país nos 100m livre.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Filósofo
Aniversariantes Hoje na História
Madonna: 65 anos, é uma cantora estadunidense. Com seus primeiros sucessos “Everybody” e “Burning Up” lançados em 1982, Madonna está na indústria há mais de 40 anos e recebeu o título de ‘Rainha do Pop’.
Júlia Rabello: 42 anos, é uma atriz brasileira. Começou a sua carreira no teatro, porém foi através do canal de humor “Porta dos Fundos”, que Júlia Rabello se tornou conhecida em todo o país.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.