O Hoje na História traz nesta quarta-feira (16), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 16 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1929, quando a atriz Fernanda Montenegro nasceu na cidade do Rio de Janeiro.
No dia 16 de outubro de 1929, no Rio de Janeiro, nascia a atriz Fernanda Montenegro. Iniciou a sua carreira artística na peça “Alegres Canções nas Montanhas”, em 1950 e ao longo das décadas passou a trabalhar na televisão e no cinema. Sua primeira novela foi “Pouco Amor Não É Amor” e o seu primeiro filme foi “A Falecida”, inspirado na obra de Nelson Rodrigues. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi em 1999, ao ser indicada na categoria de “Melhor Atriz” do Oscar, sendo a primeira brasileira a ser nomeada ao prêmio.
1793 – Maria Antonieta da França é guilhotinada
Maria Antonieta, rainha da França e esposa de Luís XVI, foi executada na guilhotina, em 16 de outubro de 1793. Casada aos 14 anos para fortalecer a aliança franco-austríaca, sua vida extravagante e resistência ás reformas a tornaram um símbolo da aristocracia francesa. Com a Revolução Francesa crescendo, a rainha tentou fugir para a Áustria, porém foi pega no caminho e, mais tarde, executada por traição. Sua morte marcou a queda definitiva da monarquia absolutista na França.
1923 – Walt Disney funda seu estúdio de animações
Em 16 de outubro de 1923, Walt Disney, junto de seu irmão, Ruy Disney, e o amigo, Ab Iwerks, fundaram a Disney Brothers Cartoon Studio. Nesse estúdio, os três animadores criaram personagens os personagens icônicos da marca – Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta – e desenvolveram os primeiros filmes animados com som, como “Steamboat Willie”, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pinóquio”, entre outros. Com uma visão inovadora e um controle rigoroso sobre sua empresa, Disney expandiu a produção da empresa para programas de TV, parques temáticos, brinquedos e muito mais.
1929 – Nasce a atriz Fernanda Montenegro
No Rio de Janeiro, nascia Arlette Pinheiro Monteiro Torres, mais conhecida pelo seu nome artístico Fernanda Montenegro, em 16 de outubro de 1929. Iniciou a sua carreira artística na peça “Alegres Canções nas Montanhas”, em 1950 e ao longo das décadas passou a trabalhar em diversas novelas e filmes. Sua primeira novela foi “Pouco Amor Não É Amor” e o seu primeiro filme foi “A Falecida”, inspirado na obra de Nelson Rodrigues. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi em 1999, ao ser indicada na categoria de “Melhor Atriz” do Oscar, sendo a primeira brasileira a ser nomeada ao prêmio. Fernanda é mãe da também atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres.
1946 – Nazistas condenados no Julgamento de Nuremberg são executados
Condenados no Julgamento de Nuremberg, 10 militares nazistas foram enforcados, no dia 16 de outubro de 1946. Promovido pelos Aliados após a Segunda Guerra Mundial, o tribunal contava com membros importantes da liderança do Terceiro Reich, oito juízes representando os quatro países vencedores da guerra e um britânico como presidente do tribunal. No julgamento, 2 acusados foram absolvidos, mas foram decretadas 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas e 4 condenações de prisão variando entre 10 e 20 anos.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Mundial da Alimentação
Aniversariantes Hoje na História
Suely Franco: 85 anos, é uma atriz brasileira. Estreou nos palcos em 1961, na primeira montagem de “O Beijo No Asfalto”, de Nelson Rodrigues. Atualmente, Franco se dedica ao cinema e a televisão em projetos como “D.P.A 4 – O Filme” e “Família Paraíso”.
John Mayer: 47 anos, é um cantor estadunidense. Iniciou a sua carreira nos anos 2000 com a banda ‘Lo-Fi Masters’, mas logo seguiu em carreira solo, com o álbum “Room For Squares” (2001). Seu último lançamento foi “Sob Rock”, em 2021.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.