Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 17 de junho – Estátua da Liberdade chega em Nova York e morte de Bussunda

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1510 – Morria Sandro Botticelli. Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi foi um pintor italiano. Assim como um de seus irmãos, havia sido apelidado de “botticelli”, que significa em italiano “pequeno tonel”. Foi um dos pintores mais destacados durante o século XV (15). Desenvolveu um estilo personalíssimo, caracterizado pela elegância, seu caráter melancólico e a força expressiva de suas linhas.

1631 – Morria Mumtaz Mahal, imperatriz a quem foi dedicado o Taj Mahal. Mumtaz Mahal, era uma princesa persa muçulmana, casada com o quinto imperador Mongol, Shah Jahan. Ela morreu durante o parto do 14° filho do casal. Desolado, o imperador mandou construir o famoso Taj Mahal, um palácio sobre o túmulo dela, como uma homenagem póstuma. A obra foi erguida com a força de cerca de 20 mil homens. A construção é considerada a maior prova de amor já feita pelo homem.

1885 – A Estátua da Liberdade chegava ao Porto de Nova York. Neste dia, a Estátua da Liberdade, um presente de amizade do povo francês para o povo americano, chega ao Porto de Nova York, após ter sido transportada de navio pelo Oceano Atlântico em 350 peças individuais separadas em mais de 200 caixas. A estátua de cobre e ferro, que foi montada e inaugurada no ano seguinte, tornou-se um símbolo duradouro da liberdade e da democracia. Ela é um dos símbolos mais famosos da américa e recebe milhões de visitantes o ano.

1962 – O Brasil conquistava o segundo título da Copa do Mundo. O jogo aconteceu no Estádio Nacional de Chile em Santiago e o jogo que terminou com o Brasil ganhando de 3 a 1 contra a Tchecoslováquia teve um público de 68.679 pessoas. Os gols do Brasil foram marcados por Amarildo, Zito e Vavá. Pelé, que já era uma das principais figuras do futebol mundial na época, sofreu uma lesão no segundo jogo e ficou de fora do restante do campeonato. Garrincha, seu companheiro de equipe, assumiu a condição de estrela do torneio.

2006 – Morria Bussunda, nome artístico de Cláudio Besserman Viana. Ele foi um jornalista, cronista esportivo, editor de revista, ator, escritor, humorista, comediante e dublador brasileiro, membro do grupo Casseta & Planeta. Junto com seus companheiros, construiu uma carreira de sucesso na Rede Globo. Além do bom humor, uma de suas fortes características era zombar do próprio fato de ser comilão, o que o levava a imitar personagens com semelhante qualidade. Ele dublou o personagem Shrek em Shrek e Shrek 2. Faleceu na Alemanha enquanto realizava a cobertura da Copa do Mundo de 2006 para o “Casseta & Planeta”.

2013 – Manifestações de Junho de 2013 se espalhavam pelo Brasil. Este dia ficou marcado pelas maiores manifestações das chamadas Jornadas de Junho. Os protestos populares começaram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais brasileiras. Inicialmente restrito a pouco milhares de participantes, os atos ganharam grande apoio popular após a forte repressão policial contra os manifestantes no protesto do dia 13, em São Paulo. Foram os maiores protestos no país desde as manifestações pelas Diretas Já. A indignação da população surtiu algum efeito: várias cidades reduziram a tarifa de ônibus, o Congresso Nacional aprovou projeto que torna corrupção um crime hediondo e derrubou a chamada PEC 37, que previa redução dos poderes de investigação do Ministério Público.

2019 – Mohamed Morsi, ex-presidente do Egito, morria durante o próprio julgamento. No final de 2012, aconteceram as primeiras grandes manifestações anti-Morsi, que tinham como alvo um novo projeto de constituição. Frente aos protestos, Morsi publicou um decreto que concedia a si mesmo amplos poderes, o que intensificou os protestos. Logo após, o exército suspendeu a constituição e anunciou a formação de um governo interino. Em resposta, Morsi denunciou o anúncio como um golpe, e foi levado pelo exército. Após sua queda, Morsi foi condenado a 45 anos de prisão. O político estava preso há seis anos e morreu logo depois de sofrer um desmaio, após ter participado de uma sessão em um tribunal.

 

Que dia é hoje?

– Dia Mundial do combate à desertificação e combate à seca Adotado pela ONU.

– Dia do funcionário público aposentado

– Dia do Gestor Ambiental.

 

Aniversariantes

Arlete Salles – 80 anos – Arlete Sales Lopes é uma atriz, apresentadora, radialista e comediante brasileira. Iniciou a sua carreira profissional como instrumentadora num consultório odontológico. Depois trabalhou como locutora na Rádio Jornal do Commercio, no Recife. Em 1960 foi para os Diários Associados. Ingressou na TV Tupi, no Rio, em 1958. Sua primeira novela foi na Globo em 1967. 

Chico Pinheiro – 69 anos – Gaúcho de Santa Maria, Francisco de Assis Pinheiro é um jornalista e apresentador do “Bom Dia Brasil” e dos apresentadores substitutos do Jornal Nacional. Desde 2003, o jornalista comanda a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo. A partir de setembro de 2011, ele deixou o SPTV 1ª. edição e passou para a rede nacional da TV Globo, como apresentador do Bom Dia Brasil, substituindo Renato Machado, que passou a ocupar o posto de correspondente da emissora na Europa. Neste ano, ele deixou a TV Globo.

Marcos Pitombo – 40 anos – Marcos Menezes Magalhães Pitombo é um ator e ex-modelo brasileiro. Ganhou notoriedade após seu primeiro trabalho na televisão, no qual interpretou o personagem Roger, apelidado como Siri, na temporada de 2006 da novela “Malhação”. Marcos foi para a Record, mas voltou para Globo em 2015, com uma participação na novela “Babilônia” e assinou contrato com a emissora para atuar em “Haja Coração” como Felipe, em 2016.