O Hoje na História traz nesta terça-feira (17), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 17 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1985, quando oito estados do Brasil e o Distrito Federal sofreram um apagão ao mesmo tempo.
No dia 17 de setembro de 1985, o primeiro grande apagão da história do Brasil aconteceu. Na ocasião, o Distrito Federal e outros oito estados brasileiros sofreram com uma queda de energia durante três horas seguidas. Apesar de não ter sido uma paralisação contínua, o fornecimento de energia ficou comprometido próximo as 16h do dia 17, quando a cidade de São Roque, no interior de São Paulo, sofreu uma sobrecarga elétrica, interrompendo a transmissão de energia na sua rede que seguiu em efeito cascata nas hidrelétricas do rio Paranaíba.
1176 – A Batalha de Miriocéfalo é travada
O confronto entre o Império Romano de Manuel I e os turcos seliúcidas do rei Kilij II, conhecido como a Batalha do Miriocéfalo, aconteceu em 17 de setembro de 1176, na Frigia. Como uma consequência da Batalha de Manzikert – onde os romanos perderam parte do seu território no leste da Ásia Menor – o novo conflito foi travado pelos romanos na esperança voltar a dominar a região. Apesar dos grandes avanços das tropas de Manuel I, o confronto ficou marcado pela demonstração de força dos turcos e pela derrota do Império Romano.
1939 – União Soviética invade a Polônia
Em 17 de setembro de 1939, os soviéticos declararam a extinção do governo polonês através de uma brecha do pacto de “Ribbentro-Molotov”, um acordo de não-agressão entre Hitler e Stalin, que declarava o direito da União Soviética em ter parte da região leste da Polônia. Assim, a URSS usou este pretexto para invadir e ocupar a região, enquanto as tropas de Hitler adentravam o país para socorrer os ucranianos e bielorussos que estavam presos no local anexado ilegalmente ao território polonês. Com as ofensivas da Alemanha, o exército polonês recuou para o leste afim de se reagrupar para enfrentar os invasores, porém os planos foram frustrados quando descobriram a invasão soviética no local. Ao serem confrontados pelos soviéticos, os alemães recuaram. Com a invasão, a URSS levou três quintos do território polonês e 13 milhões de pessoas na invasão.
1983 – Série animada “Caverna do Dragão” estreia na TV
A série Caverna do Dragão, foi lançada na TV em 17 de setembro de 1983. Baseado no jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, a animação estreou na TV estadunidense e logo teve os seus direitos de exibição foram vendidos para diversos países. Ao longo de 3 temporadas com 27 episódios, a série contou a história de um grupo de jovens que ao embarcar em uma montanha russa, são transportados para um mundo mágico, com feiticeiros, dragões e outros seres. O grupo é guiado pelo Mestre dos Magos na nova realidade e eles recebem a missão de enfrentar o feiticeiro Vingador, o Demônio das Sombas e a deusa-dragão Tiamat. A animação foi cancelada em 1985 e o seu último episódio nunca foi produzido.
1985 – Ocorre o primeiro apagão geral acontece no Brasil
O primeiro grande apagão da história do Brasil aconteceu em 17 de setembro de 1985. Na ocasião, o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e parte do Espírito Santo sofreram com uma queda de energia durante três horas. O fornecimento de energia ficou comprometido próximo as 16h do dia 17, quando a cidade de São Roque (SP) sofreu uma sobrecarga elétrica, interrompendo a transmissão de energia na sua rede que seguiu em efeito cascata nas hidrelétricas do rio Paranaíba, que se desligaram e provocaram o apagão nos estados.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga
Aniversariantes Hoje na História
Fátima Bernardes: 61 anos, é uma jornalista brasileira. Iniciou a sua carreira na Rede Globo em 1987 como repórter e atuou em diversos telejornais como “Jornal Hoje” e “Jornal Nacional”. Durante 10 anos, foi a apresentadora do programa matinal “Encontro”.
Negra Li: 46 anos, é uma cantora e atriz brasileira. Através do grupo de rap “RZO”, Li iniciou a sua carreira musical e logo em seguida lançou o seu primeiro álbum solo, “Guerreiro, Guerreia”. Como atriz, ela atuou no cinema, teatro musical e na TV.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.