1851 – Publicado o número 1 do The New York Times, mais antigo jornal norte-americano. O jornal ganhou 117 prémios Pulitzer, mais do que qualquer outra organização de notícias. é um jornal diário estadunidense, fundado e publicado continuamente em Nova York desde 18 de Setembro de 1851, pela The New York Times Company.
1950 – Era inaugurada a TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil. Fundada em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do grupo Diários Associados. . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão.
1960 – Presidente Fidel Castro desembarca nos Estados Unidos como chefe da delegação cubana nas Nações Unidas. Fidel Castro visitou a cidade norte-americana de Nova York, em sua primeira visita aos Estados Unidos após o triunfo da Revolução cubana. Lá ele participou como chefe da delegação de seu país da Assembléia Geral das Nações Unidas.
1970 – Morreu, aos 24 anos, o guitarrista norte-americano Jimi Hendrix. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar. Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma blue plaque (placa azul) foi erguida, com seu nome, diante de sua antiga residência, na Brook Street, de Londres, em setembro de 1997.
1977 – O ex-governador do Estado, Leonel Brizola, foi expulso do Uruguai, onde estava exilado desde 1964. Ele viajou à Nova York depois de receber asilo do Governo Norte-Americano. Leonel Brizola consegiu permissão e permaneceu por seis meses em Nova York, e durante sua estadia no país organizou uma rede de contatos com exilados brasileiros e acadêmicos norte-americanos interessados em acabar com o governo militar no Brasil.
2016 — O ataque a Uri mata dezenove soldados do Exército Indiano e todos os quatro atacantes. Foi relatado como “o mais mortífero ataque às forças de segurança na Caxemira em duas décadas”. O grupo militante Jaish-e-Mohammed foi acusado pela Índia de estar envolvido no planejamento e execução do ataque. Na época do ataque, a região do Vale da Caxemira estava no centro da agitação.
Que dia é hoje?
Dia dos Símbolos Nacionais – Atualmente, o Brasil possui quatro símbolos oficiais. São eles: a Bandeira, o Brasão de Armas, o Hino e o Selo.
Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma – foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância.
Dia Nacional da televisão – Em 18 de setembro de 1950 aconteceu a primeira transmissão oficial da televisão no Brasil. A TV Tupi de São Paulo foi a pioneira. A data é relembrada todos os anos, já que 18 de setembro se transformou no dia nacional da televisão desde 2001. Segundo o IBGE, 96% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um aparelho de TV.
Aniversariantes do dia
Mário Jardel – 50 anos – é um ex-jogador de futebol e político brasileiro. Famoso pelos seus gols de cabeça, é ídolo no Grêmio, onde foi campeão e artilheiro da Copa Libertadores da América de 1995. Em 2014 Jardel foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul, pelo PSD Partido Social-Democrata com 41 mil votos. Em 2016 teve seu mandato cassado por unanimidade.
Frank Aguiar – 53 anos – é um músico de forró, bacharel em Direito e pós-graduando em ciências humanas e político brasileiro.
Sérgio Britto – 64 anos – é um músico brasileiro, integrante da banda Titãs.