Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 18 de Setembro – TV Tupi é inaugurada

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 18 de Setembro - TV Tupi é inaugurada. Foto: Reprodução
Hoje na História - 18 de Setembro - TV Tupi é inaugurada. Foto: Reprodução

Hoje na História traz nesta quarta-feira (18), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 18 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1950, quando a emissora TV Tupi foi fundada em São Paulo.

 

No dia 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de São Paulo foi fundada na capital paulista. Durante um ano, a emissora foi a única existente no país, até a criação da TV Tupi Rio, no estado do Rio de Janeiro. Transmitida pelo canal 4, a TV Tupi se manteve no ar durante 30 anos até todas as concessões da Rede Tupi serem cassadas em 1980. Após o seu fechamento, o apresentador Silvio Santos comprou o canal 4 e, posteriormente, criou o Sistema Brasileiro de Televisão.

 

1865 – Paraguai se rende na Guerra da Tríplice Aliança

Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, o tenente-coronel paraguaio Antonio de la Cruz Estigarribia declarava a sua rendição ao Brasil, Uruguai e Argentina, no dia 18 de setembro de 1865. Na presença do imperador D. Pedro II e dos presidentes Venancio Flores e Bartolomé Mitre, Estigarribia encerrava a primeira fase da “Guerra do Paraguai”. O conflito poderia ter sido encerrado com a rendição do tenente, porém, Solano López lançou uma grande ofensiva contra a Argentina e o Brasil, retomando a guerra. Ao longo dos próximos meses, as tropas aliadas libertaram redutos paraguaios da Argentina e depois, os exércitos da Tríplice Aliança se preparavam para invadir o Paraguai. A Guerra do Paraguai foi de 1864 até 1870.

 

1950 – TV Tupi, a primeira emissora do Brasil, é inaugurada

No dia 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de São Paulo foi fundada na capital paulista. Durante um ano, a emissora foi a única existente no país, até a criação da TV Tupi Rio, no estado do Rio de Janeiro. Transmitida pelo canal 4, os canais da rede mantiveram o seu monopólio na televisão brasileira até 1952, com a inauguração da TV Paulista. A TV Tupi se manteve no ar durante 30 anos até todas as concessões da Rede Tupi serem cassadas em 1980. Após o seu fechamento, o apresentador Silvio Santos comprou o canal 4, criou o SBT São Paulo e o Sistema Brasileiro de Televisão.

 

1960 – Fidel Castro discursa nas Nações Unidas

Fidel Castro aterrizou em Nova York para uma aparição nas Nações Unidas, em 18 de setembro de 1960. A presença do cubano foi recebida com um misto de indignação e admiração por diversos setores da sociedade estadunidense, devido a relação conturbada entre Cuba e Estados Unidos na época. O discurso foi feito apenas no dia 26 de setembro e Castro criticou a política dos EUA em relação à Cuba e outros países latino-americanos, asiáticos e africanos, além de atacar duramente a “agressão e imperialismo” estadunidense contra os cubanos. Após o discurso, a comunicação entre os países começou a ruir e no ano seguinte, o presidente dos EUA cortou todas as relações diplomáticas com Cuba.

 

1970 – Morre Jimi Hendrix

Nascido no dia 27 de novembro de 1942, em Seattle, Jimi Hendrix foi um dos maiores músicos da história do rock. Após conquistar a Europa com o grupo “The Jimi Hendrix Experience” com Noel Redding e Mitch Mitchell, o cantor ficou famoso nos Estados Unidos depois da sua apresentação no Festival Pop de Monterey em 1967. Na ocasião, Hendrix ateou fogo e quebrou a sua guitarra. Depois de inúmeras brigas com o grupo por seus problemas com drogas e álcool, a Experience terminou em 1969.Hendrix atingiu o seu auge ao se apresentar no Festival de Woodstock. Em 18 de setembro de 1970, o cantor e guitarrista Jimi Hendrix morreu aos 27 anos, em Londres.

Jimi Hendrix é considerado um dos maiores guitarristas do mundo. Foto: Reprodução/Internet
Jimi Hendrix é considerado um dos maiores guitarristas do mundo. Foto: Reprodução/Internet

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Nacional da Televisão

Aniversariantes Hoje na História

Ronaldo Fenômeno: 48 anos, é um ex-jogador brasileiro. Na posição de centroavente, Ronaldinho fez parte dos times da Seleção Brasileira que conquistou o tetra e o pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo em 1994 e em 2002.

Lu Andrade: 46 anos, é uma cantora brasileira. Vencedora do reality musical “Popstars” com parte do grupo Rouge, Lu permaneceu na banda até o ano de 2004. Posteriormente, ela iniciou a sua carreira no teatro musical versão brasileira da peça “Into The Woods”.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Fidel Castro, Guerra da Tríplice Aliança, hoje na historia, Jimi Hendrix, TV Tupi