O Hoje na História traz nesta quinta-feira (18), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 18 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1918, quando nasceu o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
No dia 18 de julho de 1918, nascia Nelson Rolihlahla Mandela, em Mvezo, na África do Sul. Futuramente, Mandela iria representar a luta contra o Apartheid, sistema racista de segregação oficializado em 1948 no país. Após ser preso, em 1990 Mandela se tornou o primeiro presidente negro sul-africano.
1610 – Morre o pintor italiano Caravaggio
1816 – Império brasileiro anexa a região do atual Uruguai
Em 1816, o antigo império brasileiro aproveitou que as Províncias Unidas estavam em guerra contra os realistas para anexar a Banda Oriental do Uruguai – que hoje é atual Uruguai. Ao invadir o território uruguaio, os partidários dos brasileiros liderados por Fructuoso Rivera, declarou a formação da Província Cisplatina e a incorporação ao Império Brasileiro. Enquanto os brasileiros se movimentavam, os líderes uruguaios formaram uma força de libertação que deu início a luta contra as forças de ocupação. A invasão foi o ponto de partida para a guerra entre Brasil e as Províncias Unidas, com a vitória das forças argentinas e, em seguida, à formação da República Oriental do Uruguai.
1918 – Nasce Nelson Mandela
Na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela nascia na cidade de Mvezo em 1918. Na juventude, Mandela foi um líder rebelde do movimento de resistência contra a segregação racial no seu país, o Apartheid. Por sua participação, ele foi levado á justiça pelo governo, foi julgado por traição e recebeu a pena de prisão perpétua, que resultou no seu encarceramento por 25 anos. Apenas em 1990 Mandela conseguiu deixar a cadeia e, logo em seguida, tornou-se o presidente da África do Sul, o primeiro homem negro a assumir o cargo no país. Com sua formação em Direito e posto de líder político, o ex-presidente conduziu uma ideologia de igualdade e democracia na África do Sul entre 1994 e 1999, que lhe rendeu um Prêmio Nobel da Paz em 1993.
1925 – Hitler publica o manifesto Mein Kampf
Sete meses após sair da prisão em Landsberg, o líder nazista Adolf Hitler, publicou o primeiro volume do seu manifesto pessoal, o “Mein Kampf” (Minha Luta). Escrito durante os nove meses que esteve preso, o livre é uma narrativa amarga e repleta de antissemitismo, desprezo à moralidade, culto ao poder e planos de dominação do mundo através dos ideias nazistas. A autobiografia, mais tarde, se tornou o guia do Partido Nazista da Alemanha. No livro, Hitler estabeleceu sua agenda política como futuro líder da Alemanha antes do início da Segunda Guerra Mundial.
1987 – Morre o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre
Sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro, Gilberto de Mello Freyre faleceu em Recife (CE), no ano de 1987. Sendo um dos pioneiros do estudo histórico e sociológico dos territórios colonizados pelos portugueses no mundo. Nascido em Pernambuco, Freyre frequentou a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e em 1922 publicou a sua tese de mestrado “Social life in Brazil in the middle of the 19th century” (Vida social no Brasil nos meados do século XIX). Para além dos estudos e pesquisas acadêmicas, Freyre foi um grande nome na literatura brasileira, tendo como suas principais obras o livro “Casa Grande & Senzala” (1933).
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional Nelson Mandela
Aniversariantes Hoje na História
Vin Diesel: Nascido Mark Sinclair Vincent, o ator, roteirista e produtor norte-americano Vin Diesel completa 57 anos.
Tadeu Schimit: 50 anos, é um jornalista e apresentador brasileiro. Após anos trabalhando no jornalismo esportivo, Schimidt atualmente apresenta o reality show Big Brother Brasil.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.