Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 19 de Agosto – Embraer é fundada

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 19 de Agosto - Embraer é fundada. Foto: Divulgação
Hoje na História - 19 de Agosto - Embraer é fundada. Foto: Divulgação

Hoje na História traz nesta segunda-feira (19), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 19 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1969, quando a Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer – foi fundada.

 

No dia 19 de agosto de 1969, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) foi fundada. Criada através de uma iniciativa do governo brasileiro, o projeto tinha como objetivo implementar a indústria aeronáutica no país, no final da década de 1960. A sociedade criada pelo Ministério da Aeronáutica investiu em estudos para criar uma nova aeronave de baixo custo operacional, para viajar entre regiões remotas e/ou de pouca infraestrutura. Em 1968, o avião Bandeirante – ou IPD-6504 – foi criado por Ozires Silva e o francês Max Holste. Com o modelo feito, no ano seguinte, Silva fundou a Embraer e em 1971 os primeiros aviões Bandeirantes foram produzidos pela empresa.

 

1919 – Afeganistão se torna independente do Reino Unido 

Após a Terceira Guerra Anglo-Afegã, o Afeganistão conquistou a independência do Reino Unido, em 19 de agosto de 1919. Com a assinatura do Tratado de Rawalpindi, o rei Amanullah passou a ser o regente do país e trabalhou para firmar a versão final do tratado, assinada em 1921. Como país independente, o rei começou a implementar diversas mudanças constitucionais e administrativas nacionais, como novas normas de educação e a permissão do não uso do véu por mulheres em público. Atualmente, a República Islâmica do Afeganistão possui uma população de aproximadamente 29 milhões de pessoas.

1969 – Embraer é fundada 

No dia 19 de agosto de 1969, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) foi fundada. Criada através de uma iniciativa do governo brasileiro, o projeto tinha como objetivo implementar a indústria aeronáutica no país, no final da década de 1960. A sociedade criada pelo Ministério da Aeronáutica investiu em estudos para criar uma nova aeronave de baixo custo operacional. Em 1968, a criação do avião Bandeirante foi finalizada por Ozires Silva e o francês Max Holste, após 3 anos de elaboração. Com o modelo pronto, no ano seguinte, Silva fundou a Embraer e os primeiros aviões Bandeirantes foram produzidos. Entre as décadas de 1970 e 1980, a empresa ganhou grandes projeções no Brasil e no mundo, porém nos anos 1990 a empresa foi leiloada e privatizada. Atualmente, a Embraer é produz peças para aeroespaciais e aviões comerciais, militares, agrícolas e executivos.

1981 – Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) entra no ar 

Popularmente conhecido como SBT, o Sistema Brasileiro de Televisão estreou em 19 de agosto de 1981. Criado pelo apresentador Silvio Santos, o marco inicial das atividades do canal é de que a emissora foi a primeira do mundo a transmitir ao vivo a sua inauguração, incluindo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão, em Brasília, e o discurso de Santos no dia. Hoje, o SBT possui mais de 100 afiliadas em todo o Brasil e uma grade constituída por telejornais, programas de auditório, novelas, entre outros programas.

2003 – Morre Sérgio Vieira de Mello, brasileiro membro da  ONU

Natural do Rio de Janeiro, Sérgio Vieira de Mello foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Conhecido pelo seu carisma e dedicação, Sérgio entrou para a ONU em 1969 e desde o início passou a trabalhar na causa de refugiados pelo mundo através da organização. Como negociador, Mello atuou em diversas missões humanitárias e de manutenção da paz. Em 2003, o brasileiro foi indicado pelo secretário-geral da ONU, como seu representante especial no Iraque. Naquele mesmo ano, em 19 de agosto, Sérgio foi vítima de um atentado na sede local da ONU, em Bagdá, atribuído à Al Qaeda, onde outras 21 pessoas morreram.
Sérgio Vieira de Mello trabalhou por 34 anos na ONU. Foto: Internet/Divulgação.
Sérgio Vieira de Mello trabalhou por 34 anos na ONU. Foto: Internet/Divulgação.

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Nacional do Historiador

Aniversariantes Hoje na História

Heloísa Perissé: 57 anos, é uma atriz e comediante brasileira. Perissé começou a sua carreira através do teatro nos anos 1980, realizando peças ao lado de atrizes como Ingrid Guimarães e quase uma década depois iniciou a sua carreira na televisão.

John Deacon: 72 anos, é um baixista e músico britânico. Conhecido mundialmente como o baixista da banda de rock Queen, Deacon também foi o responsável por diversos sucessos do grupo, como “Another One Bites The Dust”.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Afeganistão, Embraer, hoje na historia, ONU, SBT, Sérgio Vieira de Mello