O Hoje na História traz nesta quinta-feira (19), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 19 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1921, quando o educador Paulo Freire nasceu em Recife (PE).
No dia 19 de setembro de 1921, em Recife, nascia o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Considerado um dos pensadores mais prestigiados da pedagogia mundial, a obra mais conhecida de Freire é “Pedagogia do Oprimido”. No Brasil, ele se destacou na área da educação popular voltada para a escolarização e a formação da consciência política se seus alunos. Ao longo de todos os seus anos de trabalho, o educador recebeu 41 títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades pelo mundo.
1893 – Voto feminino é liberado na Nova Zelândia
Em 19 de setembro de 1893, a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a conceder o direito de voto para mulheres. Após anos reuniões e debates com mulheres em cidades e vilas de todo o país, o projeto de lei pelo voto feminino foi oficializada. No mês de novembro do mesmo ano, as neozelandesas compareceram as urnas pela primeira vez para registrar o seu voto nas eleições nacionais da Nova Zelândia.
1921 – Nasce o educador Paulo Freire
No dia 19 de setembro de 1921, em Recife, o educador Paulo Freire. Considerado um dos pensadores mais prestigiados da pedagogia mundial, o educador se destacou na área da educação popular voltada para a escolarização e a formação da consciência política se seus alunos. A sua obra mais conhecida é a “Pedagogia do Oprimido”, onde Freire discorre a sua ideia principal de libertar o aluno de chavões alienantes, em que o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Ao longo de todos os seus anos de trabalho, o educador recebeu 41 títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades pelo mundo. Paulo Freire morreu em 2 de fevereiro de 1997, em São Paulo.
1985 – Terremoto destrói a Cidade do México
Um terremoto de 8,1 graus na escala Richter abalou a costa mexicana no Pacífico, causando grandes estragos na Cidade do México, em 19 de setembro de 1985. O tremor, que aconteceu por volta de 7h20min da manhã, resultou no desabamento de diversos prédios e na morte de mais de 7 mil pessoas oficialmente, porém as estimativas demonstram que o número real pode ter sido de 35 mil mortos. Os grupos de resgate tiraram cerca de 4 mil pessoas dos escombros, incluindo três crianças que estavam há três dias sob as ruínas de um hospital. Na cidade, 250 mil mexicanos ficarem desabrigadas e mais de 50 mil ficaram feridas.
1991 – Múmia de mais de 5 mil anos é encontrada nos Alpes italianos
Em 19 de setembro de 1991, um casal de alpinistas alemães encontrou uma múmia de 5.3000 anos nos Alpes italianos. Encontrado em uma geleira nos Alpes de Ötztal, no monte Similaum, na fronteira entre Itália e Áustria, a múmia – ou Ötzi, como é conhecido – foi identificada como um homem, na faixa dos 30 e 45 anos, com aproximadamente 1,65m de altura. De acordo com estudos, o homem seria um caçador e poderia ter travado uma luta contra um grupo rival na região e teria morrido devido à ferimentos de uma flechada. Ötzi é uma das mais antigas múmias humanas encontradas e os estudos sobre ele resultaram em diversas informações sobre a sociedade europeia na Idade do Cobre, como: existência de tatuagens, tipos de roupas usadas por ele no inverno e as ferramentas utilizadas. A múmia está no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, Bolzano, Itália.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional do Teatro
Aniversariantes Hoje na História
Thiago Martins: 35 anos, é um ator brasileiro. Membro do grupo de teatro “Nós do Morro”, Martins começou a sua carreira ainda na infância e um de seus primeiros projetos foi o filme “Cidade de Deus” em 2002. Atualmente, o ator é um dos protagonistas da novela “Família É Tudo”.
Bia Seidl: 63 anos, é uma atriz brasileira. Presente na televisão desde os anos 1980, Seidl estreou nas novelas na obra de Sílvio de Abreu, “Jogo da Vida”. Ao longo dos anos, a atriz passou por diversas emissoras e o seu último projeto foi a novela portuguesa “Valor da Vida”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.