O Hoje na História traz nesta sexta-feira (02), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 02 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1989, quando o músico Luiz Gonzaga faleceu.
No dia 2 de agosto, o compositor Luiz Gonzaga faleceu por parada cardiorrespiratória, em Recife (PE). Responsável por popularizar os ritmos do baião, xote e xaxado, Gonzaga gravou a sua primeira música, “Dança Mariquinha”, em 1945, em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira. Ao longo dos anos, o “rei do baião” lançou diversos discos, como “Baião”, “Asa Branca”, “Juazeiro”, entre outros. Com mais de 40 álbuns gravados e inúmeros sucessos na música popular brasileira, Luiz Gonzaga se consagrou como um dos maiores músicos do país.
1940 – Nasce a escritora Isabel Allende
Filha de pais chilenos, Isabel Allende nasceu em Lima, no Peru, em 2 de agosto de 1942. Sendo uma das autoras de língua espanhola e latina mais lidas do mundo, Allende conquistou leitores no mundo todo através de obras como “A Cada dos Espíritos”, “Filha da Fortuna”, “Paula”, entre outros. Com mais de 75 milhões de cópias vendidas, os livros da escritora foram traduzidos para mais de 42 idiomas. Além do seu trabalho na literatura, Allende é uma grande ativista dos direitos humanos, recebendo a Medalha Presidencial da Libertade em 2014, pelo Presidente Barak Obama, pelo seu trabalho. Sua obra mais recente, “Violeta”, de 2022, se tornou um best-seller no mundo todo, por contar a história de uma mulher que nasce durante uma pandemia e morre em outra 100 anos depois.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional da Natação
Aniversariantes Hoje na História
Lily Gladstone: 37 anos, é uma atriz estadunidense. Descendente de nativos-americanos Piegan Blackfeet, Gladstone foi a primeira pessoa indígena a ganhar um Oscar na categoria “Melhor Atriz”.
João Kléber: 66 anos, é um apresentador brasileiro. Presente na televisão brasileira há mais de 30 anos, o apresentador atualmente possui um programa próprio “João Kléber Show”, na RedeTV!.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.