Search
Camaquã
21°C
Camaquã
21°C
Hoje na História

Hoje na história – 20 de dezembro – Fundação da Médicos sem Fronteiras

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1924 – Adolf Hitler é libertado da prisão de Landsberg. – Enquanto estava preso em Landsberg, Hitler ditou boa parte do seu livro Mein Kampf (“Minha Luta”; originalmente chamado de Quatro anos e meio de Lutas contra Mentiras, Estupidez e Covardia) para o seu ajudante, Rudolf Hess. O livro, dedicado ao membro da Sociedade Thule e amigo Dietrich Eckart, era uma autobiografia e exposição de suas ideologias. O livro detalhou os planos de Hitler para transformar a sociedade alemã em uma baseada na raça. Algumas passagens do livro deixavam explícita a ideia de genocídio.

 

1957 – A versão inicial de produção do Boeing 707 faz seu primeiro voo – O 707 foi o primeiro avião comercial a jato produzido em série pela Boeing. Embora não tenha sido o primeiro avião comercial a jato, o 707 foi um grande sucesso comercial e dominou o transporte aéreo de passageiros durante as décadas de 60 e o início da década de 70. Foi graças ao 707 que a Boeing se tornou a maior fabricante de aviões comerciais do mundo.

1971 – A organização internacional de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras é fundada por Bernard Kouchner e um grupo de jornalistas em Paris, França – é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde.

 

A organização proporciona também ações de longo prazo, na ajuda a refugiados, em casos de conflitos prolongados, instabilidade crônica ou após a ocorrência de catástrofes naturais ou provocadas pela ação humana.

 

1995 – O voo American Airlines 965, um Boeing 757, colide com uma montanha na Colômbia, matando 159 pessoas – O acidente foi o primeiro de um 757 de propriedade estadunidense e é o pior acidente de aviação ocorrido na Colômbia. Na época foi o acidente com mais mortos em 757, superado pelo voo Birgenair 301 com 189 vítimas fatais ocorrido sete semanas depois. Cinco passageiros, todos sentados na mesma zona do avião, sobreviveram ao impacto inicial, mas um morreu dois dias depois por causa de seus ferimentos.

 

1999 – Portugal entrega Macau para a China – Macau tem cerca de 538 mil habitantes, sendo a esmagadora maioria de etnia chinesa. Foram feitos muitos aterros na foz do rio das Pérolas para conseguir mais espaços de construção.

 

O nome oficial de Macau é “Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China”. A região atua sob os princípios do Governo Popular Central da RPC de “um país, dois sistemas”, da “Administração de Macau pela Gente de Macau” e de “Alto Grau de Autonomia”, gozando por isso de um estatuto especial, semelhante ao de Hong Kong, e possuindo consequentemente um elevado grau de autonomia.

 

Datas comemorativas

 

  • Dia do Mecânico.
  • Dia da Bondade.

Aniversariantes do dia

 

Silvio de Abreu – 81 anos – é um ator, diretor, roteirista, autor de telenovelas e telesséries e escritor brasileiro. Em suas obras, tornou-se famoso por adotar o estilo policial e por ambientá-las na cidade de São Paulo, onde mora. Entre as suas obras mais famosas estão as telenovelas Guerra dos Sexos, Cambalacho, Sassaricando, Rainha da Sucata, Deus Nos Acuda, A Próxima Vítima, Torre de Babel e Belíssima.

Felipe Castanhari – 34 anos – é um youtuber, apresentador de televisão e designer gráfico brasileiro, conhecido por apresentar o Canal Nostalgia, no YouTube. Em 2016, foi eleito pela Forbes Brasil um dos trinta jovens mais promissores do país.

 

Kylian Mbappé – 25 anos – é um jogador de futebol francês que atua como atacante. Atualmente joga pelo Paris Saint-Germain e pela Seleção Francesa. Considerado um dos melhores jogadores do mundo, ele é conhecido pelos seus dribles, sua velocidade explosiva e sua finalização precisa. Apesar da pouca idade, já tem títulos importantes em seu currículo. O principal é a Copa do Mundo 2018, onde também foi eleito o Melhor Jogador Jovem da competição.

Tags: hoje na historia, zap zap