O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 22 de novembro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
1963 — John F. Kennedy era assassinado em Dallas enquanto desfilava pelas ruas da cidade em carro aberto, sendo atingido por dois disparos às 12:30. Lee Harvey Oswald, o suposto assassino, foi preso em um teatro cerca de 80 minutos após o tiroteio. Muitos viram em Kennedy um ícone das esperanças e aspirações americanas, e em algumas pesquisas no país ele ainda é valorizado como um dos melhores presidentes da história da nação. Lyndon B. Johnson, vice-presidente, foi declarado o 36º presidente dos Estados Unidos.
1976 – Estreava nos cinemas brasileiros a comédia “Dona Flor e seus dois maridos”. Foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas, até ser ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 2. É protagonizado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
1986 – Mike Tyson venceu Travor Berbick e tornou-se, aos 20 anos, o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados.
1990 — Fim do mandato da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de “Dama de Ferro”.
1995 — Um filme que entraria para a história por sua inovação, o longa-metragem Toy Story era lançado em um dia como este, no ano de 1995, nos Estados Unidos. A animação foi a primeira do seu tipo, totalmente produzida com computação gráfica.
2005 — Angela Merkel se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de Chanceler da Alemanha, sendo que ocupará o cargo por 16 anos.
2019 — O apresentador de televisão Gugu Liberato morreu em 22 de novembro de 2019, em Orlando, nos Estados Unidos, aos 60 anos. Ele foi vítima de um acidente doméstico. De acordo com um comunicado, ele bateu a cabeça ao cair de uma altura de 4 metros enquanto fazia um reparo no ar-condicionado. Após ficar 2 dias internado em um hospital, ele não resistiu aos ferimentos.
2022 — Cantor e compositor Erasmo Carlos morre aos 81 anos — Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro, onde havia sido intubado. Algumas semanas antes, ele já havia sido internado para tratar de uma síndrome edemigênica. Junto com o parceiro Roberto Carlos, o “Tremendão” escreveu alguns dos maiores clássicos da música brasileira.
Que dia é hoje na história?
- Dia do Músico
Aniversariantes hoje na história
Oscar Pistorius – 39 anos – é o primeiro atleta olímpico e paralímpico da história a competir de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes em nível mundial e olimpico. É conhecido como “BladeRunner” (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono. Em 12 de setembro de 2014, Oscar Pistorius foi considerado culpado de homicídio negligente/culposo pela morte da namorada. Ele foi condenado a seis anos de prisão, em 6 de julho de 2016. No dia 24 de novembro de 2017 a justiça sul-africana acatou recurso da promotoria, aumentando a pena para 13 anos e 5 meses.
Scarlett Johansson – 39 anos – é uma atriz, cantora e modelo americana. Johansson é considerada um dos símbolos femininos modernos de Hollywood, e aparece com frequência nas listas publicadas das mulheres mais sensuais do mundo. Ganhou ainda mais evidência no cinema interpretando a personagem Viúva Negra na franquia Vingadores, da Marvel.
Eliana – 52 anos – é uma apresentadora, atriz, empresária e cantora brasileira. Surgiu na televisão nos anos 90, ao lado do personagem Melocotom. Desde 2009, apresenta o programa Eliana no SBT.
Mark Ruffalo – 54 anos – é um ator, cineasta, produtor e roteirista norte-americano, mais conhecido pelo papel de Bruce Banner/Hulk no Universo Cinematográfico Marvel.
Jamie Lee Curtis — 66 anos — é uma atriz, produtora, autora infantil e ativista norte-americana. Conhecida por suas atuações no cinema e na televisão, ela é uma das atrizes mais prolíficas dos gêneros terror e slasher, sendo considerada a “rainha do grito”. Curtis ganhou fama no cinema interpretando Laurie Strode no filme de terror Halloween (1978), o primeiro filme da franquia Halloween, que a estabeleceu como uma rainha do grito e a levou a uma série de papéis em outros filmes de terror.