Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_23510_foto_1.jpg

1942 – Anne Frank recebia um diário. Anne Frank, a jovem garota judia alemã que estava vivendo em Amsterdã, recebia um diário como presente pelo seu aniversário de 13 anos. Um mês depois, ela e sua família estavam se escondendo dos nazistas em quartos atrás do escritório do seu pai. Anne e sua família se esconderam por dois anos e recebiam comida e cuidados de amigos. As famílias, contudo, foram descobertas e os Franks foram levados para Auschwitz, onde a mãe de Anne morreu. Amigos em Amsterdã vasculharam os quartos e encontraram o diário de Anne escondido. Anne e sua irmã foram transferidas para outro campo, onde Anne morreu de tifo, um mês antes do fim da Segunda Guerra Mundial. O pai de Anne sobreviveu em Auschwitz e publicou seu diário em 1947. O livro já foi traduzido para mais de 60 idiomas.

1964 – Nelson Mandela era condenado à prisão perpétua. Ele recebeu a pena após ter sido considerado culpado por sabotagem e conspiração. Durante o julgamento, Mandela admitiu a culpa por sabotagem, mas negou a participação em uma guerrilha para derrubar o governo da África do Sul. Em 11 de fevereiro de 1990, após anos de negociações com o governo, Mandela finalmente foi solto. Quatro anos depois, foi eleito presidente da África do Sul.

1965 – Os Rolling Stones lançavam um de seus maiores sucessos: “Satisfaction”. A canção é considerada uma das melhores canções de todos os tempos de rock. Em 2004 a revista Rolling Stone colocou “Satisfaction” em segundo lugar na sua lista dos 500 maiores canções de todos os tempos.

1987 – Reagan desafiava Gorbachev a derrubar o Muro de Berlim. Um dos mais famosos porta-vozes da Guerra Fria, o presidente dos EUA, Ronald Reagan, desafiou o líder soviético Mikhail Gorbachev a derrubar o Muro de Berlim. Dois anos depois, para alegria e delírio, Leste e Oeste alemão colocaram abaixo esta infame barreira que dividia a cidade de Berlim. O desafio de Reagan ao líder soviético aconteceu durante uma visita ao oeste Berlim.

2000 – Acontecia o sequestro do ônibus 174. O caso, que ficou marcado no histórico de violência do Rio de Janeiro, terminou com a morte de uma refém, a professora Geisa Firmo Gonçalves, grávida de dois meses, e do sequestrador Sandro Barbosa do Nascimento. Especialistas em segurança consideram “um desastre” a ação policial. O sequestro durou quase cinco horas e foi transmitido ao vivo para todo o país.

2014 – Começava a Copa do Mundo no Brasil. Na primeira partida, a Seleção Brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, venceu a Croácia por 3×1, no Itaquerão, em São Paulo. A campeã foi a Alemanhã, que bateu a Argentina na final, pelo placar de 1×0. O Brasil ficou em quarto lugar.

2016 – Ataque à boate Pulse, em Orlando, deixava 50 mortos. O atentado terrorista resultou na morte de 50 pessoas, deixando outras 53 feridas. Conhecido por ser um reduto gay, o local foi atacado por um norte-americano de origem afegã de 29 anos. Ele usou um rifle semiautomático e um revólver para realizar o ataque. Ele seria frequentador do local e começou a atirar em todos que estavam no ambiente por volta de 3h da madrugada. Após mais de três horas com reféns e trocando tiros com a polícia, ele foi morto em torno de 7h da manhã. O Estado Islâmico reivindicou o ataque. O pai do atirador disse em entrevista que o atentado teria sido motivado por razões homofóbicas. Há também suspeitas de que o atirador teria uma vida homoafetiva secreta.

 

Que dia é hoje?

Dia dos Namorados – A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Agripino Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, em 1948, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas. Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. Unindo, então, o útil ao conveniente, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro.

Dia do Correio Aéreo Nacional

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

 

Aniversariantes

Philippe Coutinho (27 anos) – Philippe Coutinho Correia é um jogador de futebol brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Barcelona. Pela seleção brasileira tem 25 partidas. Philippe Coutinho foi convocado para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, desde então tem feito parte do time titular e sendo um dos principais jogadores da seleção.

Xanddy (40 anos) – Manuel Alexandre Oliveira da Silva é um cantor e empresário brasileiro. A frente do Harmonia do Samba, fez enorme sucesso no Carnaval de 1999, entrando definitivamente para o rol das grandes bandas de pagode e samba no Brasil. Características próprias e um estilo bem particular, Xanddy e a banda “Harmonia do Samba” tem o seu pagode registrado em dezesseis CDs e quatro DVDs gravados.

Rodrigo Maia (49 anos) – Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia é um político brasileiro, nascido no Chile, porém com nacionalidade brasileira, filiado ao Democratas (DEM). É atualmente o presidente da Câmara dos Deputados, reeleito para o biênio 2019–2021. Está em seu sexto mandato como deputado federal.