Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 23 de julho – Morre a cantora Amy Whinehouse

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 23 de julho - Morre a cantora Amy Whinehouse. Foto: Divulgação/Internet
Hoje na História - 23 de julho - Morre a cantora Amy Whinehouse. Foto: Divulgação/Internet

Hoje na História traz nesta terça-feira (23), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 22 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2011, quando a cantora britânica Amy Winehouse faleceu na sua cada em Londres.

No dia 23 de julho de 2011, Amy Winehouse foi encontrada sem vida na sua casa em Londres, aos 27 anos, devido a uma intoxicação alcoólica. Sendo um dos maiores destaques da música internacional nos anos 2000, Amy conquistou o seu espaço na indústria pela sua voz marcante e estilo único, mesclando soul, jazz, R&B e hip-hop. O seu visual também a destacou das outras cantoras do meio, por usar maquiagem carregada nos olhos, o famoso penteado “beehive” e roupas estilo “pin-up” dos anos 1950.

 

1840 – Golpe da Maioridade permite que D. Pedro II assuma o trono no Brasil imperial 

Conhecido como o Golpe da Maioridade, em 1840, o Senado brasileiro decretou o jovem Pedro II como maior de idade, permitindo que ele assumisse o trono do Brasil imperial e as disputas políticas chegassem ao fim. Em 1831, o imperador D. Pedro I abdicou do trono e deixou o seu filho Pedro de Alcântara de apenas 6 anos de idade como sucessor, levando o Brasil a viver o chamado “Período Regencial”, onde regentes lideraram o país em nome do futuro D. Pedro II. Devido as inúmeras crises e diversas revoltas, os políticos da época chegaram a conclusão de que para amenizar as tensões no país, era necessário reestabelecer a autoridade monárquica. Assim, mesmo com um Ato Adicional abaixando a maioridade para 18 anos, mas não foi o suficiente. Para antecipar de vez a ascensão de Pedro Alcântara, foi apresentado à Assembleia Geral um projeto de declaração de maioridade, enquanto uma comissão de deputados pediam pessoalmente para o príncipe aceitar assumir o trono – o que de fato aconteceu no dia 23 de julho de 1840.

 

1932 – Morre o pai da aviação Santos Dumont

Em 23 de julho de 1932, o pai da aviação, Santos Dumont morreu após cometer suicídio aos 59 anos. Sendo primeiro homem a decolar a bordo de um avião, Dumont foi a primeira pessoa a voar em um circuito pré-estabelecido sob a supervisão oficial de especialistas, jornalistas e cidadãos de Paris, em 1906. Ele voou com o avião 14-Bis sob o campo de Bagatelle e, sendo o esse o primeiro aparelho mais pesado que o ar a voar com força própria, Dumont recebeu a certificação do Aeroclube da França. Não se sabe ao certo os motivos que levaram Dumont a tirar a própria, já que ele não deixou bilhetes ou cartas. A principal suspeita dos historiadores, é de que Santos teria ficado decepcionado ao ver aviões de combate bombardeando o Campo de Marte, em São Paulo, durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Foto: Divulgação/Internet.
Foto: Divulgação/Internet.

1993 – Chacina da Candelária resulta na morte de oito jovens

No ano de 1993, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, oito jovens entre 11 e 19 anos em situação de rua foram assassinados no Rio de Janeiro. O crime aconteceu antes da meia-noite, quando dois carros com placas cobertas estacionaram na frente da igreja e abriram fogo contra as pessoas que estavam dormindo no local. Além dos jovens que foram assassinados, dezenas de crianças e adolescentes ficaram feridos, sendo um deles Sandro Barbosa do Nascimento, que anos mais tarde seria o autor do sequestro do ônibus 174. Durante as investigações, foi descoberto que os criminosos eram policiais militares e sete dos envolvidos foram indiciados contra o crime, mas apenas três foram condenados.

2011 – Morre a cantora Amy Winehouse

Nascida em 1983 em Londres, na Inglaterra, Amy Winehouse nasceu em uma família judaica e cresceu no bairro de Southgate. Vivendo em uma família extremamente musical e repleta de músicos profissionais de jaz, Amy desenvolveu um talento para música desde pequena e desde os 14 anos, a britânica já tocava guitarra, escrevia as próprias músicas e se apresentava em alguns clubes de jazz. Mas, o sucesso internacional chegou através do seu segundo álbum “Back To Black”, de 2006, de onde surgiu as músicas “Rehab”, “You Know I’m No Good”e a faixa título “Back to Black”. Com letras bastante inspiradas em sua vida pessoal, o álbum ganhou cinco prêmios Grammy em 2008, incluindo um dos mais importantes da noite, o “Canção do Ano”. Apesar do sucesso, a vida pessoal da cantora foi marcada pela luta contra o vício em álcool e drogas. A cantora foi encontrada sem vida em sua casa em Camden Town, em Londres, no dia 23 de julho de 2011, devido a uma intoxicação alcóolica.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Guarda Rodoviário

Aniversariantes Hoje na História

Daniel Radcliffe: 35 anos, é um ator britânico. O seu maior papel de destaque foi como o jovem bruxo Harry Potter na adaptação dos livros de J.K. Rowling para o cinema.

Gabi Lopes: 30 anos, é uma atriz e modelo brasileira. Ela iniciou a sua carreira na TV em 2014, na temporada de “Malhação: Sonhos”, da Rede Globo.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Amy Winehouse, D. Pedro II, hoje na historia, Santos Dumont