Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_23691_foto_1.jpg

1839 – Nascia o escritor Machado de Assis, Fundador da Academia Brasileira de Letras e autor das obras “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

1919 – Nascia Nélson Gonçalves. Gaúcho de Santana do Livramento Antônio Gonçalves Sobral foi um cantor e compositor brasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 81 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. Seu maior sucesso foi a canção “A Volta do Boêmio”. Ele faleceu em 1998, aos 78 anos em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.

1948 – Era apresentado um novo produto que mudaria a indústria da música, quando a Columbia Records introduziu o LP (Long Play), em Nova York. Também conhecido como disco de vinil, o novo padrão substituiu o disco de 78 rotações (RPM). Entre as vantagens do vinil estão a reprodução de um número maior de músicas, a excelente qualidade sonora e, claro, as capas dos LPs. O reinado do vinil durou até os anos 90, quando ele se tornou obsoleto diante da invenção do compact disc (CD). Atualmente tem se notado um crescimento deste formato, principalmente em lojas especializadas em músicas.

1970 – A seleção brasileira de futebol conquistava o tricampeonato na Copa do México e ficou definitivamente com a taça Jules Rimet. O time comandado por Pelé, Tostão, Rivelino e Jairzinho goleou a Itália na final pelo placar de 4×1.

2003 – Era lançado o sucesso de público e crítica, o livro “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, no Reino Unido. A obra é a mais longa da série da escritora J.K. Rowling, e vendeu cinco milhões de cópias nas primeiras 24 horas de publicação. O livro foi lançado no Brasil em novembro do mesmo ano.

2004 – Morria o político gaúcho Leonel Brizola. Uma de suas grandes bandeiras foi a educação. Foi prefeito de Porto Alegre e governou o Rio Grande do Sul entre 1959 e 1963. Neste período, construiu inúmeras escolas, apelidadas de “Brizoletas”. Em agosto de 1961 comandou a Campanha da Legalidade, garantindo a posse de João Goulart na presidência da República. Também foi Governador do Estado do Rio de Janeiro em duas oportunidades, nas décadas de 80 e 90. Brizola foi candidato à presidência na histórica eleição de 1989.

 

Que dia é hoje?

Dia da Mídia

Dia do Imigrante

Dia Mundial do Yoga

Dia Mundial do Skate

Dia do Intelectual

Dia do Aperto de Mão

Dia Nacional do Controle da Asma

Dia do solstício de junho (É quando começa o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério norte e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul).

 

Aniversariantes

Lana Del Rey – 35 anos – Elizabeth Woolridge Grant é uma cantora, compositora, modelo fotográfica, atriz e roteirista estadunidense. É conhecida por seu estilo retrógrado das décadas de 1950 e 1960, e por sua semelhança com as famosas pin up do passado, sendo uma referência hipster, indie e vintage.

Rick Bonadio – 51 anos – Ricardo Bonadio é um produtor musical, compositor, multi-instrumentista, engenheiro de som e proprietário do estúdio Midas e das gravadoras Arsenal Music e Midas Music. Ele foi o responsável por lançar importantes nomes da música, entre eles os Mamonas Assassinas. Ele foi jurado do Ídolos, do Popstar e mais recentemente do X Factor.

Príncipe William – 38 anos – Guilherme Artur Felipe Luís de Mountbatten-Windsor é o filho mais velho do príncipe Charles com a Princesa Diana, morta em um acidente de carro em 1997. Casado com Kate Middleton, desde 2011, é o herdeiro do trono britânico.

Eduardo Suplicy – 79 anos – Eduardo Matarazzo Suplicy é um economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro. É filho do corretor de café Paulo Cochrane Suplicy e Filomena Matarazzo, e membro da ramo ítalo-brasileiro da família Matarazzo. Pai do Supla e João Suplicy.