Search
Zap Zap

Hoje na história – 24 de janeiro – Sismo de Chillán e lançamento do Macintosh

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 24 de janeiro – Sismo de Chillán e lançamento do Macintosh
Foto: Divulgação
O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 24 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

1862 – Bucareste se torna capital da Romênia. Além de capital oficial, é também a capital cultural, industrial e financeira do país. Está localizada na parte sudeste da Roménia, na região histórica da Munténia (parte da Valáquia), nas margens do rio Dâmbovița, cerca de 60 km a norte do rio Danúbio e da fronteira com a Bulgária. É a maior cidade do país.

1939 – Sismo de Chillán, no Chile. Foi um sismo que sacudiu Chillán e todas as cidades circunvizinhas, com uma intensidade registrada de 7,8 na escala de Richter. Até hoje tem o recorde de maior quantidade de mortos em um sismo na história do Chile, com cerca de 30 000 vítimas.

1984 – Apple lança o Macintosh. É uma linha de computadores pessoais fabricados e comercializados pela empresa Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, tela incorporada e mouse. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.

Os primeiros modelos Macintosh eram extremamente caros, isso dificultava a competitividade em um mercado dominado por computadores mais baratos como o Commodore 64 ou o IBM Personal Computer. A linha Macintosh foi bem sucedida em ramos da educação e editoração eletrônica, tornando a Apple a segunda maior fabricante de PCs da década. No início da década de 1990, a Apple introduziu o Macintosh LC II e o Color Classic, que eram produtos que competiam com as máquinas Wintel da época.

Que dia é hoje na história?

  • Dia dos Aposentados
  • Dia da Previdência Social
  • Dia Internacional da Educação

Aniversariantes de hoje

Neil Diamond – 84 anos – é um cantor e compositor, que compôs inúmeros hits nos anos 60, 70 e 80, e até hoje mantém uma multidão de fãs. O seu primeiro sucesso aconteceu em novembro de 1965, com a canção “Sunday and Me”, seguida de “I´m a Believer”, “A Little Bit Me, A Little Bit You”, “Look Out (Here Comes Tomorrow)” e “Love to Love”, gravado e lançado por The Monkees. Em 1973, compôs a trilha sonora do filme “Fernão Capelo Gaivota”. Muitos de seus discos ganharam certificados de ouro e de platina. Recebeu diversos Grammys ao longo de sua carreira. Em 22 de janeiro de 2018, anunciou que sofre da doença de Parkinson.

Carlos Saldanha – 60 anos – é um diretor cinematográfico, produtor, animador e dublador brasileiro. Ele foi o co-diretor de A Era do Gelo (2002) e Robôs (2005), e o diretor de A Era do Gelo 2 (2006), A Era do Gelo 3 (2009), Rio e Rio 2, sendo estes dois últimos longa-metragens presentes entre os filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Saldanha cursou Mestrado em Artes e se especializou em animação digital na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Sua última produção foi o filme O Touro Ferdinando.

Luis Suárez – 38 anos – é um jogador de futebol uruguaio que atua como centroavante. Atualmente joga no Inter Miami.

Muitas vezes considerado um dos melhores jogadores do mundo e também um dos melhores centroavantes da história, Suárez ganhou 20 títulos em sua carreira, incluindo oito títulos nacionais, uma Liga dos Campeões e uma Copa América com o Uruguai.

Ganhou por duas vezes a Chuteira de Ouro, foi artilheiro do Campeonato Holandês, artilheiro do Campeonato Inglês e também acabou com a dominância de seis anos de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ao vencer o Troféu Pichichi, de artilheiro do Campeonato Espanhol. É o terceiro maior artilheiro da história do Barcelona.

Tags: hoje na historia, zap zap