Search
Zap zap

Hoje na história – 25 de fevereiro – Figuras femininas assumem a presidência de dois países

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história - 25 de fevereiro - Figuras femininas assumem a presidência de dois países
Hoje na história - 25 de fevereiro - Figuras femininas assumem a presidência de dois países Foto: Canal History

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 25 de fevereiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

1836 – Samuel Colt patenteava revólver que permite vários disparos. Neste dia, o jovem Samuel Colt, então com 21 anos, patenteou uma ideia que, para muitos historiadores, mudou a história mundial. Ele foi o inventor do revólver com seis tiros com cilindro removível, o Colt 45. Até então, os armamentos disparavam apenas uma munição por recarga. Colt teve essa ideia quando era marinheiro e observava o funcionamento do eixo tracionador de um navio. A ideia era que, com uma arma, não importava mais a força física ou o poder de cada pessoa, pois todos tinham a mesma chance de ataque e defesa com uma Colt 45.

1925 – Nascia o cantor, radialista e humorista Pedro de Lara. Pedro Ferreira dos Santos, foi um ator e comediante brasileiro. Dentre suas múltiplas atividades, atingiu status de celebridade como “jurado carrasco” de programas de calouros. Pedro de Lara morreu no dia 13 de setembro de 2007, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de próstata, aos 82 anos de idade.

1841 – Nasce Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês. Pierre-Auguste Renoir, nascido em 25 de fevereiro de 1841, em Limoges, foi um destacado pintor francês e um dos principais membros do movimento impressionista, conhecido por suas obras que capturavam a figura humana e a luz vibrante. Após um período na Itália, ele adotou uma técnica mais formal e classicista, continuando a pintar até sua morte em 3 de dezembro de 1919, mesmo enfrentando limitações físicas.

1943 – Nascia, em Liverpool, o guitarrista dos Beatles George Harrison. Geralmente chamado de “o Beatle quieto”, Harrison aderiu ao hinduísmo e ajudou a ampliar os horizontes dos outros Beatles assim como seu público ocidental ao incorporar instrumentos indianos na música do grupo. Ele morreu dia 29 de novembro de 2001, aos 58 anos depois de uma longa luta contra o câncer.

1945 – Morria o escritor Mário de Andrade. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922. Mario exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil. Morreu em sua casa, em São Paulo, aos 52 anos, vítima de um ataque cardíaco. Na época de sua morte, não houve muitas reações por conta das suas divergências com o regime do presidente Getúlio Vargas. Seu valor cultural só começou a ser redescoberto alguns anos após a sua morte.

1948 – Comunistas tomam o poder na Checoslováquia. Nas eleições de 1946, o Partido Comunista da Checoslováquia ganhou força e, em 25 de fevereiro de 1948, tomou o poder, estabelecendo um regime sem democracia liberal, apesar da fachada de pluralismo político. Embora a economia checoslovaca fosse mais avançada que a de outros países da Europa Oriental, ela ainda era inferior à da Europa Ocidental, enquanto o ateísmo era oficialmente promovido.

1950 – Nascia o ex-presidente argentino Néstor Kirchner. Ele morreu em 2010, aos 60 anos, devido a um ataque cardíaco fulminante. Foi um advogado e político argentino, que serviu como presidente de seu país de 2003 a 2007 e governador de Santa Cruz de 1991 a 2003. Ideologicamente peronista e social-democrata, também foi presidente do Partido Justicialista entre 2008 e 2010, e sua abordagem política foi caracterizada como Kirchnerismo.

1984 – Incêndio de grandes proporções atinge a Vila Socó, em Cubatão. Neste dia, a cidade de Cubatão, no litoral de São Paulo, foi palco de uma grande tragédia entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 1984. Um incêndio matou 93 pessoas e deixou mais de 3 mil pessoas desabrigadas na Vila Socó. Até hoje esses números são contestados por entidades e testemunhas que vivenciaram o episódio. Eles acreditam que cerca de 500 pessoas podem ter morrido no episódio.

1986 – Maria Corazón Aquino assume a presidência das Filipinas. Maria Corazón Aquino, presidente das Filipinas de 1986 a 1992, foi uma das primeiras mulheres a liderar um país asiático, emergindo como líder da oposição após o assassinato de seu marido, Benigno Aquino. Após derrubar o regime autocrático de Ferdinand Marcos, ela enfrentou o desafio de restaurar a nação e estabeleceu um governo revolucionário com uma “Constituição da Liberdade” provisória.

1990 – Violeta Barrios de Chamorros assume a presidência da Nicarágua. Violeta Barrios de Chamorro foi presidente da Nicarágua de 1990 a 1997, liderando um governo de transição que promoveu a paz, reduziu a dívida externa e desarmou a Resistência. Apesar de críticas por manter sandinista.

1996 – Morria o jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um “fotógrafo da fragmentação contemporânea”.

2020 – Hosni Mubarak, ex-presidente do Egito, morre aos 91 anos. Hosni Mubarak, ex-presidente do Egito, morreu em 25 de fevereiro de 2020, após 30 anos de governo autoritário, que começou em 1981, e foi marcado por violações de direitos humanos e corrupção. Deposto durante os protestos da Primavera Árabe em 2011, ele foi condenado à prisão perpétua, mas posteriormente absolvido e libertado.

Que dia é hoje na história?

  • Callisto Caravario
  • Ciriaco Sancha y Hervás
  • Etelberto de Kent
  • Luigi Versiglia
  • Roberto d’Arbrissel
  • Sebastião de Aparício
  • Tarásio de Constantinopla
  • Valburga

Aniversariantes do dia:

Regina Casé – 68 anos – Regina Maria Loureiro Barreto Casé é uma atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora brasileira. Em 1986 ganhou seu primeiro personagem de grande sucesso em telenovelas, a Tina Pepper, de Cambalacho. Outro grande sucesso na TV estreou em 2011. Regina estreou o programa “Esquenta”, com presença de várias personalidades do samba e dos demais gêneros da música brasileira para o palco. Em 2020 ganhou destaque pela atuação na novela “Amor de Mãe”.

Fernanda de Freitas – 42 anos – Fernanda de Freitas Sahdo é uma atriz brasileira, mais conhecida por seu papel de Flavinha na série da Rede Globo, Tapas & Beijos. Em 2002, foi a Helô de “Coração de Estudante” e uma das apresentadoras do “TV Globinho”. Em seguida, participou de outras novelas e seriados como “Kubancanan” (2003), “Bang Bang” (2005) e “Pé na Jaca” (2006). Fernanda de Freitas também tem passagem pelo cinema em filmes como “Cidade Baixa”, “Tropa de Elite” e “Malu de Bicicleta”.

Talytha Pugliesi – 40 anos – Talytha Pugliesi é uma modelo brasileira. Foi descoberta quando tinha 15 anos e bem no início levou sua carreira para solos internacionais, passando por Japão, Itália e França, onde ganhou notoriedade desfilando para diversas grifes renomadas. Participou de duas edições do programa “Esquenta”, na TV Globo, sendo jurada fixa na temporada de 2012 ao lado de Preta Gil e Fabio Porchat.

Tags: 25 de fevereiro, hoje na historia, zap zap